Em todos o país e nas principais cidades foram implementados os projetos de Calçadas Cidadãs, que prevêm a padronização das calçadas, visando à mobilidade com segurança pela cidade, sobretudo as pessoas com deficiência, gestantes e idosos, conforme determinam as legislações federal e municipal.

Várias placas já foram instaladas em cima da calçada cidadã. Foto: João Thomazelli/Portal 27
A faixa de serviço é marcada com piso podotátil, diferenciado para identificar área não segura para caminhar. É nessa área que devem ser instaladas placas e todo o mobiliário urbano, como árvores, postes, e orelhões.Foto: João Thomazelli/Portal 27

Na semana passada o Portal 27 fez uma matéria onde mostrava que os comerciantes estavam reclamando da destruição das calçadas, principalmente onde fica localizado o piso podotátil (de bolinhas) e que isso prejudicaria principalmente os deficientes visuais.

Correto. Mas em conversa com a nossa equipe, o subgerente da Secretaria Municipal de Planejamento Rural e Urbano (Semprad), Jadson Honorato, explicou que a instalação das placas naquele local está correta. “As instalações das placas no local citado na reportagem estão corretas. Estariam erradas justamente se estivessem fora da denominada faixa de serviço.  Esse piso tátil de alerta (ou de bolinhas), serve justamente para alertar sobre obstáculos e mudanças de direção”, explicou ele.

Jadson reforça que a faixa de serviço é marcada com piso diferenciado (podotátil), para identificar área não segura para caminhar. É neste piso que devem localizar-se os postes, placas, lixeiras, dentre outros, sempre margeando o meio-fio. “Em oposição ao piso tátil direcional (de palitinhos), este sim, serve para direcionar a pessoa”, finaliza.

Para mais informações sobre o assunto, baixe aqui a cartilha da calçada cidadã em Guarapari.