Nas últimas semanas a instalação das placas do rotativo na região do Parque Areia Preta, em Guarapari, tem chamado a atenção dos comerciantes por um detalhe: as placas estão sendo instaladas em cima das faixas táteis ou calçadas cidadãs.

O projeto Calçada Cidadã foi implementado no município há alguns anos e todos os proprietários de imóveis foram obrigados a colocar pisos táteis para deficientes visuais na orla das calçadas.

As placas estão sendo colocadas em cima dos pisos táteis. Foto: João Thomazelli/Portal 27
As placas estão sendo colocadas em cima dos pisos táteis. Foto: João Thomazelli/Portal 27

Com a expansão do rotativo para o Parque Areia Preta e Muquiçaba nos próximos dias, as placas começaram a ser colocadas nas zonas onde o motorista deverá pagar para estacionar, mas o fato de estarem colocando as placas em cima das faixas táteis tem gerado controvérsia.

Um comerciante, inclusive, retirou aplaca que foi colocada na calçada próximo à loja dele. E na tarde de hoje quando dois homens tentaram colocar outra placa, o comerciante interviu. A reportagem do Portal 27 acompanhou a situação. Depois de muita conversa e argumentação, os homens foram embora, mas deixaram a placa lá, contudo não a fixaram no chão com cimento.

placas rotativo
Várias placas já foram instaladas em cima da calçada cidadã. Foto: João Thomazelli/Portal 27

Mas em vários outros pontos do Parque Areia Preta as placas já estão fixadas. Procuramos a prefeitura de Guarapari para saber se é permitido que placas, de qualquer tipo seja instalada em cima da faixa tátil da calçada cidadã.

Em nota, a secretaria de Fiscalização do Município de Guarapari se limitou a explicar a situação da seguinte forma: “A Secretaria de Fiscalização esclarece que não há irregularidades”.

Deixe seu comentário