A segunda-feira foi de eleição no Sindicato dos Trabalhadores de Guarapari (Sintrag). A presidência do sindicato é disputada pela atual presidente Rosemary Abub, da chapa 1 -União e Luta; e pelo operador de veículos Thiago Magno da chapa 2, que faz parte do grupo Formiguinhas.

Thiago explicou quais são as propostas dos Formiguinhas. “Renovação, mudança e tirar o sindicato do comodismo. São 10 anos no mesmo mandato, mesma gestão e diretoria. A gente quer propor mudança para o servidor voltar a sonhar”.
Ele afirmou que os Formiguinhas pretendem acabar com a reeleição no comando do sindicato dos servidores e também reclamou da falta de transparência na atual gestão. “É necessário a renovação porque a transparência não está havendo, não prestam conta mesmo com o pedido de requerimento. Segundo o estatuto, é uma obrigatoriedade prestar conta e essa gestão nos 4 anos nunca prestou uma conta se quer. Então o servidor tem que saber para onde o dinheiro está indo, de onde ele está vindo, o que está sendo feito e o que está acontecendo com o dinheiro dos servidores”.

Já a atual presidente do Sintrag afirmou que é necessário dar sequência ao trabalho que vem sendo feito no sindicato. “Estou tentando uma reeleição porque trabalhos tem que se dar continuidade. Então a minha chapa achou por bem que a nós deveríamos tentar continuar na presidência do sindicato”.
Em relação a falta de transparência mencionada por seu concorrente ela afirmou que “não sei que falta de transparência porque eles não frequentam o sindicato para poder saber. Tudo que acontece se abre uma assembleia e isso é o que diz o estatuto de uma entidade sindical então não sei onde eles usaram essa palavra que não houve transparência”.
A eleição acontece na sede do Sintrag até às cinco horas da tarde e para votar o servidor deve comparecer com um documento com foto e estar em dia com suas obrigações sindicais.
NOTA DA REDAÇÃO. Durante a apuração da matéria, a equipe de reportagem do Portal 27 foi obrigada a se retirar da sede do sindicato após visível “destempero” dos integrantes das duas chapas. Ao chegar ao local, a repórter Rafaela Patrício foi destratada por um integrante da chapa 1 que reclamou da falta de reportagem sobre o assunto das eleições.
Durante a entrevista com os presidentes das chapas que disputam a eleição, o mesmo integrante se sentiu no direito de reclamar com a repórter mais uma vez, dizendo grosseiramente que ela estaria desconcentrando os colaboradores de fiscalizar a votação, e sentindo destratada, a repórter preferiu se retirar, já que o reclamante estava muito exaltado.
O Portal 27 lamenta que os que querem representar os servidores públicos de Guarapari tenham tamanha falta de educação e respeito pelo trabalho da imprensa e repudia veementemente o tratamento dispensado pelos representantes das chapas e vai continuar lutando por liberdade de imprensa e democracia em Guarapari.









