É fácil responder a esta pergunta. É porque não há nenhum interesse dos governantes nisso. Não existe nenhuma operação política para evitar que Guarapari continue sendo ignorada pelo plano de expansão do ensino público superior. Aqui está a bola da vez para quem deseja escrever seu nome na calçada da fama da cidade saúde.

Aos que desconhecem, já tivemos em outras gestões a oportunidade de trazer um pólo da UFES para Guarapari. Mas em função do prefeito nessa brilhante ocasião, também ser o proprietário de uma faculdade particular, o sonho de vermos a UFES mais perto de nós, se foi mais uma vez. Já que, como dizia Nicolau Maquiavel: “Política é a arte da articulagem”, a notória falta dessa articulação política contribuiu para que a caneta do poder executivo não fosse persuadida a rever sua posição.

Aos que desconhecem, já tivemos em outras gestões a oportunidade de trazer um pólo da UFES para Guarapari.

Nossa região precisa de uma Universidade Pública. Já passou da hora dos governos municipais unirem esforços para conquistar este avanço. Temos um enorme potencial territorial que ainda não foi mapeado e nem explorado nessa direção. Possuímos terreno público para isso. Precisamos somar esforços para dialogar com o governo estadual e federal e estudar os cursos que podem contribuir para um maior desenvolvimento de nossa região nesse sentido.

Desde 1679, quando Guarapari foi fundada, segundo o site ://pt.m.wikipedia.org, nós nunca tivemos presente em nosso solo uma faculdade pública para nossos filhos e cidadãos. Nosso objetivo nesse espaço é conseguir um apoio massivo para esta campanha e dar nosso recado para os governantes de nossa região. Precisamos fazer com que essa palavra chegue até o anexo da Câmara dos dezessete vereadores, colocando nas mãos dos acessores parlamentares, para que estes façam jus às suas funções e entreguem a mesma a seus representantes, a fim de que se materialize e tenhamos algo concreto num futuro não tão bem distante.

Comente e apresente ideias de quais cursos nossa região precisa. Convide amigos para fomentar o tema, pois sem apoio não conseguiremos esta segura e importantíssima transformação.

A cidade de Guarapari, com seu oceânico potencial turístico e também por se tratar do balneário mais famoso e badalado do Espírito Santo, tem ricas contribuições a dar neste debate, não podendo deixar de pensar nas vocações que a cidade saúde angaria por si só, de longe, e que podem garantir ainda mais o desenvolvimento social, cultural e econômico para nossa região.

Estamos cansados e desgastados de ver as vogais que elegemos assumindo compromissos com o empresariado, favorecendo o setor privado em detrimento dos mais importantes interesses públicos, sem se preocuparem com as inconsequentes repercussões dessas afrontadoras inclinações.

Senhor Prefeito e Senhores vereadores dessa gestão 2016/2020, chamem para seus gabinetes as articulações para alocar a UFES em Guarapari/ES, sob o próprio guarda-chuva federal; pois, até esse momento, os senhores mantém blindado qualquer diálogo em torno desse tema e a cidade não tem visto isso com bons olhos ao longo dos anos.

Antes de concluir essa abordagem, a sociedade solicita educadamente que o poder executivo e o poder legislativo reúnam seus predicados e busquem viabilizar uma reunião com o MEC, com a cúpula da Educação do Espírito Santo com as autoridades capixabas, entre eles o reitor da UFES e a sociedade civil organizada de Guarapari, e verão o caminho que poderá ser a pauta mais importante de vossos mandatos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!