A Rede de Promoção de Ambientes Seguros (Repas), surgiu há dez anos em Guarapari como um projeto do então subcomandante do 10º Batalhão da PM, Jailson Miranda. Mas não é um projeto da polícia, como ele mesmo faz questão de ressaltar.

“A Repas surgiu de vários projetos, como o Batalhão Interativo e, principalmente da Teoria da Janela Quebrada. De forma resumida, podemos dizer que a teoria diz que se uma janela de um prédio for quebrada e ninguém concertar, logo outras pessoas quebrarão o restante das janelas”, explica Miranda, que hoje é coronel da reserva da PM e Secretário de Defesa Social do município da Serra.

outdoor repas 2010Miranda também ressaltou que quando saiu de Guarapari, fez questão de deixar o projeto nas mãos da sociedade, pois isso garantiria a continuidade da Repas. “O projeto é uma ferramenta da sociedade e não deveria ficar a cargo de prefeitura ou polícia. São os moradores, através de suas representações que comandam a Repas”.

Prêmios. Ao longo destes dez anos a Repas conquistou vários prêmios nacionais, inclusive o Inoves e o primeiro lugar na Conferência Nacional de Segurança Pública com Cidadania, onde concorreu com projetos de todo o Brasil e ficou em primeiro lugar.

Mas são as conquistas locais que tem o maior impacto na vida do cidadão. Otília Piumbini, atual presidente do Lions Clube de Guarapari, também participa das reuniões da Repas desde os primeiros anos e apoiadora convicta dos resultados do projeto.

“A Repas é uma entidade que se faz necessária em Guarapari. É uma ligação importante entre a população e os órgãos públicos, seja com as secretarias municipais, seja a polícia. Quando se fala em segurança, não estamos falando apenas de polícia. Um galho de árvore que está para cair ou um buraco na via que pode causar um acidente, também colocam o cidadão em risco e estes problemas que são levados para as autoridades competentes através da Repas” explicou Otília.

Para Themistócles Santana Neto, presidente da Associação de Moradores do Centro de Guarapari, a Repas começou com a necessidade gerada pelo problema dos moradores de rua, que já em 2008 necessitavam de atenção na cidade.

“Além dos problemas de resolução em curto prazo, a Repas também teve participação em trazer para Guarapari melhorias como o videomonitoramento, por exemplo. A Repas é uma ferramenta importantíssima para a sociedade Guarapariense”, finalizou.

Hoje (22) será realizada uma reunião comemorativa da Repas na Escola Ana Rocha Lyra, no bairro Muquiçaba, às 19 horas.

Já as reuniões normais acontecem primeira quinta-feira de cada mês, às 9 horas da manhã. Os encontros são abertos ao público e ocorrem atualmente na sede do Conselho Municipal de Saúde, em Muquiçaba.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!