A 38ª Cachoeiro Stone Fair – Feira Internacional do Mármore e do Granito 2014 começa nesta terça-feira (26) e segue até sexta-feira (29), estimando atrair mais de 220 expositores, que ocuparão uma área total de 32 mil metros quadrados. São aguardadas mais de 25 mil pessoas, entre turistas e visitantes, oriundos de mais de 600 cidades e de 26 estados do Brasil.

As feiras do setor de mármore e granito – Cachoeiro Stone Fair e Vitória Stone Fair – são os maiores eventos do setor de Rochas Ornamentais na América Latina e os mais significativos no cenário global. São também os maiores eventos do segmento do turismo de negócios do Estado.

Mais de 90% dos investimentos do parque industrial brasileiro do setor de rochas ornamentais são realizados no Espírito Santo.
Mais de 90% dos investimentos do parque industrial brasileiro do setor de rochas ornamentais são realizados no Espírito Santo.

A feira projeta o Espírito Santo não só na imprensa nacional como na internacional. Sua importância se dá na dinamização da economia local, gerando receita para hotéis, bares e restaurantes, além de outros setores ligados direta e indiretamente com a atividade turística, uma vez que visa atrair empresários capixabas, dos 26 estados do Brasil e de outros países. Trata-se, portanto, de uma ótima oportunidade de divulgação do produto turístico do Espírito Santo para este importante público.

A secretária do Turismo Diomedes Maria Caliman Berger destacou a importância da feira para o setor. “A Cachoeiro Stone Fair é um dos mais importantes eventos de turismo de negócios do Espírito Santo, pois, além de atrair um público seleto e especializado na área de rochas ornamentais do Brasil e de outros países, é uma excelente oportunidade de divulgação dos nossos atrativos turísticos e de toda produção associada ao turismo. Acontece em Cachoeiro de Itapemirim, município que faz parte da região turística dos Vales e do Café que possui um patrimônio histórico-cultural dos mais ricos do país”.

Cachoeiro

Cachoeiro de Itapemirim tem apelidos carinhosos, como: Princesa do Sul, Atenas Capixaba e Capital Secreta do Mundo. É um município localizado na Região dos Vales e do Café e chama atenção pela sua economia ser fortemente alavancada na atividade extrativista mineral. Cachoeiro também recebe o apelido de Capital do Mármore.

Esta atividade atrai visitantes à cidade durante todo o ano, especialmente, durante a Feira que será nesta semana e é realizada há mais de 20 anos no município. Reúne todo o pioneirismo e inovação do mercado.

Cachoeiro Stone Fair - Divulgação_jpg
A feira projeta o Espírito Santo não só na imprensa nacional como na internacional.

O setor

O Brasil possui uma imensa quantidade de riquezas minerais com grande potencial exportador no setor de rochas ornamentais. É o 8º país em exportação de blocos e o 5º maior exportador de rochas ornamentais acabadas.

Atualmente, o mercado de rochas no país movimenta cerca de 2,1 bilhões de dólares por ano, incluindo a comercialização no mercado interno e externo e as transações de máquinas, equipamentos, insumos e materiais de consumo e serviços.
São mais de 1.200 variedades de rochas ornamentais encontradas em solo brasileiro e exploradas por 12.000 empresas instaladas por todo o território nacional, gerando 100 mil empregos diretos.

Potencialidade do Estado

Mais de 90% dos investimentos do parque industrial brasileiro do setor de rochas ornamentais são realizados no Espírito Santo. O Estado se tornou referência mundial em mármore e granito e líder absoluto na produção nacional de rochas, apresentando um potencial geológico imensurável, amplamente desenvolvido por meio de investimentos em pesquisas geológicas, tecnologias de extração e beneficiamento.

Deixe seu comentário