Ribero e Padua
JB Padrão
Banner TOP
De 02 a 08 de setembro, Guarapari (ES) receberá cerca de 350 atletas de 14 estados do Brasil para disputar o Campeonato Brasileiro Escolar de Handebol. O evento é classificatório para o Mundial Escolar, que acontece no Catar, em 2018. É a quarta vez que o Estado será sede de um campeonato brasileiro escolar.
 
Campeões e vice-campeões estaduais, disputarão a etapa nacional a equipe feminina e masculina do Colégio Castro Alves, de Cariacica, o time feminino do Instituto de Pesquisas Educacionais (IPE), de Cachoeiro, e a equipe masculina do Colégio Expoente, de Castelo.
 
A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) em parceria com a Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade). Realizado no Ginásio do Sesc e no Ginásio Municipal de Guarapari, o campeonato é classificatório para o Mundial da modalidade, previsto para fevereiro e março de 2018, no Catar.
 
A participação de 14 estados também é destacada pelo presidente. “Mesmo com a falta de incentivo, devido ao período de crise, temos um número significativo de estados participantes, o que mostra que o esporte escolar tem ganhado força ao longo dos anos”, destacou Ronaldo.
 
Equipes capixabas. Das quatro equipes que representarão o Estado, o Colégio Castro Alves já tem experiência nas competições internacionais. Tricampeãs brasileiras, as meninas da escola vestiram a amarelinha nos mundiais de Portugal, em 2010, da Croácia, em 2012, conquistando o vice-campeonato, e o mundial da França, em 2016. Já o time masculino conquistou o título de campeão mundial em 2016, na França, nos Jogos Mundiais das Escolas Católicas – Fisec.
 
O Colégio Expoente Castelo, que levará sua equipe masculina ao Brasileiro, está se preparando para a competição. Além dos treinos semanais que continuam desde sua classificação, o time está disputando diversos campeonatos para se manterem competitivos, inclusive foram campeões da Copa Rio Novo do Sul de Handebol.
 
A prática também é realizada pela equipe feminina do Instituto de Pesquisas Educacionais, que continua treinando desde fevereiro e participa de amistosos e campeonatos. Para a competição, o IPE terá um destaque especial, Maria Moreira, uma das três melhores atletas no Jogos Escolares da Juventude, em 2016, também defenderá o time esse ano, buscando desta vez o primeiro lugar.
 
Sobre a competição. Os campeonatos brasileiros escolares acontecem a cada dois anos e são o passaporte das equipes para a disputa do Mundial, que acontecem no ano seguinte. Os participantes são os campeões das etapas estaduais dos seus estados.
Os eventos são promovidos pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) em parceria com as federações dos estados sediantes. É a quarta vez que o Espírito Santo recebe um Brasileiro.
 
Os campeonatos brasileiros escolares são competições intercolegiais que tem por objetivo incentivar, no meio estudantil, a prática desportiva e enaltecer os benefícios educacionais e comportamentais inerentes à atividade como: espírito de equipe, cooperação, amizade e disciplina.
 
Estados participantes. Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe são os estados participantes da competição, sendo 15 equipes masculinas e 12 femininas.

Jogos. Os jogos acontecerão nos ginásios do SESC e Municipal de Guarapari, no período da manhã e tarde. As primeiras disputas iniciam no domingo, (03), às 8h. A abertura do evento será realizada no sábado (02), às 18h, e a final acontecerá na quinta-feira (07) a partir das 14h. Mais de 65 jogos serão realizados nos seis dias de competição.
São esperados em torno de 400 participantes, entre atletas, técnicos e dirigentes.
 
Campeonato Brasileiro Escolar de Handebol
Data: 02 a 08 de setembro de 2017
Local: Ginásio do Sesc e Ginásio Municipal de Guarapari.
 
Camara Municipal de Guarapari – Participe
Ideally

Banner Marcelo
Institucional MAllagutti

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here