Começa nesta segunda-feira (11) e vai até o dia 22 de setembro a Campanha Nacional de Multivacinação. O objetivo da campanha é colocar em dia a carteira de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias) que estiverem com o esquema vacinal incompleto ou desatualizado.Para facilitar o acesso das crianças e dos adolescentes cujos pais não conseguem levá-los à unidade de saúde durante a semana, no sábado, 16, acontece o Dia D.

A campanha de multivacinação acontece entre os dias 11 e 22 de setembro nas unidades de saúde e no próximo dia 16 acontece o dia D.

Em Guarapari a vacinação acontece em todas as unidades de saúde, conforme o horário de vacinação das salas de vacina. No Dia D, as unidades de saúde abrem as portas, de 8h às 16h30min para a aplicação da vacina. Além disso, um o bairro Village do Sol vai receber um posto itinerante para atender a demanda da região no que tange a vacinação.

Para receber a vacina é preciso levar, além do cartão de vacinação, o CPF ou o cartão do SUS. A campanha ofertará todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente, entre elas a vacina HPV para meninos e a dose de reforço da vacina meningocócica C, que entraram no Calendário este ano.

 

Serviço: Vacinas que serão ofertadas na campanha

BCG: protege contra formas graves de tuberculose;

Hepatite B: protege contra a hepatite B;

Pentavalente: protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e haemophilus influenza e tipo B (bactéria que causa meningite);

Pneumocócica 10-valente: protege contra o pneumococo, bactéria que causa pneumonia e meningite;

Meningocócica C: protege contra o meningococo C, bactéria que causa meningite;

Varicela: previne a catapora;

Rotavírus: protege contra diarreia e desidratação;

VIP e VOP: protegem contra os sorotipos 1, 2 e 3 da poliomielite.

Tríplice Bacteriana Acelular (dTpa): protege contra difteria, tétano e coqueluche

Dupla Adulto (dT): protege contra difteria e tétano

Tríplice Viral: protege contra sarampo, caxumba e rubéola;

Tríplice Bacteriana (DTP): protege contra difteria, tétano e coqueluche;

Tetraviral: imuniza contra sarampo, caxumba, rubéola e catapora;

Hepatite A: protege contra a hepatite A.

HPV: protege contra quatro tipos de papilomavírus humano, dois deles responsáveis por 90% das verrugas genitais e os outros dois pelo aparecimento de cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero.

Febre amarela: protege contra a febre amarela e é recomendada para crianças e adolescentes que residem ou vão viajar para o estado do Espírito Santo.

Deixe seu comentário