Estão abertas as inscrições para o curso técnico em Gastronomia, ofertado gratuitamente pelo Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, em Vila Velha, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). São 40 vagas distribuídas em dois turnos: matutino e vespertino. As inscrições para o Processo Seletivo vão até o próximo dia 27 de junho e os interessados podem se inscrever no site da Secti (www.sectti.es.gov.br).

O curso será o segundo do país e o primeiro no Estado a proporcionar uma qualificação ao aluno em gastronomia, sem que necessariamente ele faça um curso superior. Uma novidade que tem como objetivo inserir esses alunos no mercado de trabalho com amplos conhecimentos teóricos e práticos sobre a culinária nacional e internacional.

IMG_7640
O curso será o segundo do país e o primeiro no Estado a proporcionar uma qualificação ao aluno em gastronomia, sem que necessariamente ele faça um curso superior.

Com o foco na inovação e na multidisciplinaridade, a estratégia pedagógica permite aos alunos uma participação ativa, com avaliação contínua e sistemática, voltada para a aprendizagem com autonomia: seja na organização da cozinha, na seleção ou no preparo da matéria-prima; na elaboração e organização de pratos de um cardápio; e até mesmo na execução de cortes e método de cozimento. A expectativa é de que toda a experiência adquirida nas práticas de manipulação e armazenamento dos diferentes gêneros alimentícios, o controle de estoque, o consumo e os custos, tornem o aluno capacitado para suprir a carência profissional em gastronomia do mercado capixaba.

IMG_7659
O curso técnico em Gastronomia é uma ação eficaz da Secretaria, focada na inovação e na economia criativa.

Para a secretária interina da Secti, Camila Dalla Brandão, o curso técnico em Gastronomia é uma ação eficaz da Secretaria, focada na inovação e na economia criativa, uma vez que o mercado oferece oportunidades não só no Estado, mas em todo país. “Temos uma vocação natural pelo turismo no Espírito Santo e a Gastronomia é uma peça fundamental deste processo. A culinária é rica e diversificada, o que valoriza nossas tradições. São características da cozinha italiana, alemã, japonesa, turca, árabe e muitas outras. Esperamos que nossos alunos aproveitem essas oportunidades não só visando o emprego, mas que possam empreender, inovar e criar novos negócios”, conclui.

A diretora do CEET, Solange Batista, se orgulha de ser o primeiro Curso Técnico do Estado em Gastronomia. Ela destaca a importância da metodologia inovadora que intercalam os cursos e enriquecem o conhecimento dos alunos. “Temos a certeza do sucesso e já estamos planejando uma nova turma noturna de Gastronomia para 2017. Outras novidades virão, como o curso de Teatro que vamos oferecer no próximo ano”, revela.

Deixe seu comentário