No próximo dia 18 é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial que defende a luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Para marcar a data, o curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras de Guarapari realizará duas grandes ações nos dias 15 e 18 de maio. A proposta dos eventos é ressaltar o processo da reforma psiquiátrica no Brasil, bem como a defesa da saúde pública para pessoas com transtornos mentais.

Para marcar a data, o curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras de Guarapari realizará duas grandes ações nos dias 15 e 18 de maio.

“Queremos trazer para a comunidade de Guarapari o debate sobre a importância da lei antimanicomial, que não apenas define dos direitos, mas garante a proteção das pessoas com alguma desordem mental, desmistificando a necessidade da internação compulsória em manicômios”, explica o coordenador do curso e organizador das ações, Bruno da Silva Campos.

A programação inclui uma caminhada de conscientização, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, pela cidade e a exibição do filme nacional Nise – O coração da loucura, no auditório da Faculdade Pitágoras. A obra retrata a história de uma psiquiatra que nos anos de 1950 contraria os tratamentos convencionais de esquizofrenia, lidando com os pacientes com amor, respeito e a arte. “Após a exibição realizaremos um debate sobre a atuação do psicólogo nos tratamentos e a importância de manter um olhar mais humanista, com foco no bem-estar do paciente”, diz Bruno.

A proposta dos eventos é ressaltar o processo da reforma psiquiátrica no Brasil, bem como a defesa da saúde pública para pessoas com transtornos mentais.

Reforma. A Lei da Reforma Psiquiátrica, instaurada em 2001, tem em vista outras formas de cuidados com as pessoas com transtornos mentais, sem necessariamente serem feitos pelos manicômios. Um dos pilares desta reforma são os Centros de Atendimento Psicossociais (CAPS), que realizam atendimentos diários ou em situações de emergências os pacientes com transtornos, evitando sua estadia em hospitais, clínicas psiquiátricas ou mesmo manicômios.

SERVIÇO

Faculdade Pitágoras | Ações Luta Antimanicomial

Programação:

15 de maio (quarta-feira)

14h | Exibição e debate do filme Nise – O coração da loucura

Local: Faculdade Pitágoras de Guarapari

Rodovia Governador Jones dos Santos Neves, 1.000 – Lagoa Funda, Guarapari.

18 de maio (sábado)

8h30 | Caminhada de conscientização

Local de encontro: Praça de Muquiçaba, Guarapari.

Deixe seu comentário

Comments are closed.