Atualmente, os princípios democráticos e de participação dos cidadãos nas decisões que envolvam suas necessidades são recorrentes e percebidos nas mais diversas áreas. No contexto da educação, principalmente através da elaboração do Planejamento Participativo, a gestão escolar se realiza de maneira democrática, objetivando atender às demandas sociais da comunidade na qual a escola está inserida, pois o processo educativo se dá ligado diretamente a esta contextualização social.

professores_2Assim, é preciso compreender conceitos relacionados ao tema e conceber a relevância de uma educação de qualidade para o desenvolvimento social.

Através de pesquisa bibliográfica fundamentada em autores reconhecidos, além de análise de artigos disponibilizados através da internet, pretende-se abordar o tema do planejamento participativo como um aliado da gestão escolar de qualidade.

Pensar a democracia é pensar, portanto, a garantia de direitos essenciais aos indivíduos como, por exemplo, o direito à educação, explicitamente garantido na Constituição Federal. Assim, faz-se necessário compreender dois conceitos importantes neste campo: o conceito de gestão, analisado de forma ampla, e a sua aplicação na forma de gestão escolar.

A amplitude do conceito revela que Gestão é a disciplina que torna produtivo os “saberes” de vários campos do conhecimento. É por meio dela que as outras inovações produzem seus efeitos. Gestão começa com uma forma de mentalizar o mundo. Sempre que temos de tomar iniciativas para gerar um resultado precisamos de gestão. (Nóbrega, 2004, pg. 15)

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Percebe-se, daí, que gerir significa estimular esforços e tarefas na busca de objetivos, de metas específicas. Não é possível levar adiante uma situação se não houver capacidade e discernimento, dos envolvidos, em tomar iniciativas e visualizar a sociedade como um todo, principalmente em se tratando da comunidade escolar e a realidade na qual está inserida.

Desta forma, é importante compreender a administração do setor da educação de modo diferenciado. Assim: A administração da educação, entendida como o conjunto de decisões de interesse da vida escolar, necessita tomar uma nova feição, no sentido da supressão dos processos centralizadores, fragmentados, burocráticos que acabam por reforçar o controle do capitalismo, e partir para decisões embasadas na articulação dos interesses e das concepções diferenciadas dos diversos segmentos sociais. (Hora, 2007, pg. 20)

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A segunda função, a pedagógica, significa que a proposta educativa deve ser integral, integrada e integrante, ou seja, não se trata de uniformidade, mas sim de haver unidade na diversidade. Assim, a escola necessita ser capaz de incutir princípios éticos e morais naqueles que por ela passam, incentivando o respeito à diversidade e, principalmente, a integração entre as diferenças.

Desta forma, a gestão escolar é colocada como um processo contínuo e coerente à realidade local em que a escola está inserida, devendo ser capaz de integrar a comunidade e atender às demandas educacionais existentes, elaborando uma proposta educativa de qualidade. A escola deve ser espaço de respeito, dignidade e, sobretudo, de formação de identidades pautadas em valores éticos, para que a vida em sociedade possa ser realizada de maneira plena.

Por Priscilla Fonseca Taranto Gama – professora e estudante de pedagogia.

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