Segundo informações do secretário de estado da saúde, Nésio Fernandes, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, deverá anunciar nesta sexta-feira as novas medidas referentes à pandemia da covid-19. O esperado é que nenhuma cidade esteja classificada como risco baixo.

A grande diferença do mapa de risco desta semana será o número de cidades classificadas como risco alto, visto que no mapa atualmente vigente apenas o município de Ibatiba está no nível vermelho, o mais alto de alerta contra a covid-19.

Novas medidas serão anunciadas nesta sexta-feira pelo governador Renato Casagrande.

Ainda de acordo com outras informações divulgadas, uma cidade da Região Metropolitana da Grande Vitória estará classificada como risco alto neste novo mapa, porém não foi revelado o nome de qual será.

“O governo reconhece o momento crítico que o país e o Espírito Santo vive. Toda a rede hospitalar está sendo reforçada. A partir da matriz de risco diversos municípios irão alcançar o risco alto e praticamente não teremos mais municípios no risco baixo no estado do Espírito Santo. O mapa de risco vai representar o real risco que vivemos no estado”, declarou o secretário de estado da saúde, Nésio Fernandes.

Nos municípios que o nível de alerta esteja alto só poderão funcionar sem restrições as atividades caracterizadas essenciais pelo Ministério da Saúde. As consideradas como não essenciais terão o horário de funcionamento reduzido e restrições mais específicas.

Por fim, a expectativa é de que o Espírito Santo esteja com medidas mais restritivas das que foram aplicadas nas últimas semanas, acompanhando o problema do colapso do sistema de saúde, que já atingiu os estados vizinhos como Bahia, Minas Gerais e está próximo de atingir os de São Paulo e Rio de Janeiro.

A matéria completa sobre o novo mapa de risco poderá ser vista no site do Portal 27, que irá acompanhar a transmissão ao vivo do governador a partir das 18 horas.