Na tarde desta terça-feira (12), o governador Renato Casagrande anunciou a convocação de mil novos policiais militares que farão parte do efetivo. O reforço faz parte do programa Estado Presente, atuando na prevenção e no combate à violência. “Estamos autorizando a Secretaria de Segurança e a Polícia Militar a chamar mil novos policiais”, declarou o governador durante uma transmissão ao vivo.

O governador Renato Casagrande anunciou a convocação de mil novos policiais militares.

A live contou com a participação do secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas; do secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Rogério Duboc, e do comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Douglas Caus.

Convocação. A seleção dos novos policiais será por meio da convocação do excedente ou cadastro de reserva do concurso vigente. “Para não deixar espaço vago, estamos autorizando a convocação desses policiais”, explicou o governador.

A expectativa é de que os novos soldados iniciem sua formação entre os meses de agosto e setembro deste ano. O governador afirmou, ainda, que a previsão é de que os novos policiais comecem a atuar nas ruas no final do primeiro semestre de 2025.

Policiais em formação. Segundo Casagrande, mil novos policiais já se encontram em processo de formação, com previsão para iniciar as atividades nas ruas a partir do mês de outubro deste ano. “Estamos fazendo um trabalho permanente para continuar conquistando resultados melhores, a cada ano, na área da segurança pública”, afirmou o governador.

De acordo com o comandante-geral da PM, a medida é essencial para a melhoria da segurança. “A recomposição do efetivo vai tornar a Polícia Militar mais presente na rua, prevenindo o crime contra o patrimônio, homicídios e enfrentando o crime organizado”, afirmou.