Após passar muitas semanas com seu filho internado na Santa Casa de Vitória, entre idas e vindas e viver de perto o que é a falta de sangue nos hospitais, uma moradora de Guarapari resolveu se engajar em prol da causa. Lisa (como gosta de ser chamada) é mãe de João Victor Souza Ávila, 22 anos, e procurou a nossa reportagem para divulgar uma campanha de doação de sangue para o hospital Santa Casa de Vitória.

“Não sabíamos a luta que iríamos travar”, afirmou Lisa.

O diagnóstico e o drama com a falta de sangue. João foi diagnosticado no final de 2018 com leucemia linfoblástica aguda tipo T e sentiu de perto o que é contar com a doação de sangue.

“Nos hospitais está faltando muito sangue. Quando meu filho estava internado sempre precisava e às vezes demorava por não ter. Conseguíamos emprestado de outros hospitais. Logo que acabou a fase de internação também ficava difícil, porque ele sempre precisava, por caírem as taxas em função das quimioterapias fortes. Às vezes ficava com a chamada “peteca” nome dado pelos médicos quando está começando a sangrar pelos poros por falta de sangue, plaquetas”, afirmou Lisa.

Campanha. Segundo Lisa, uma médica da Santa Casa de Vitória informou sobre a necessidade que o hospital tem passado. “A Dra. Alessandra Cazeli me falou que quer fazer uma campanha para doação de sangue para o hospital Santa Casa de Vitória. As doações começarão a partir de semana que vem. Mas tem que chegar no Hemoes e dar o nome do hospital”, afirmou pedindo ajuda por ter sido muito bem tratada lá e conhecer de perto o drama vivido pelos pacientes em função da falta de sangue nos bancos.

João Victor e sua mãe

Segundo a moradora, hoje seu filho não precisa de doação de sangue, mas há muitos pacientes que carecem. “Hoje ele não precisa de doação, mas estou vendo muita gente com leucemia entre outras doenças oncológicas. Lá vão pacientes de todo lugar, muita gente mesmo, são pacientes que vêm de longe e muitas vezes precisam retornar para suas casas. Eu quero muito ajudar. A Dra. Alessandra é uma médica muito competente, ela e o hospital Santa Casa merecem ajuda”, afirmou a mãe enfatizando a necessidade de ajudar outros hospitais também.

Lisa pretende envolver muitas pessoas para salvar vidas. “Terminando a pandemia vou te dar notícias lindas sobre vans indo doar. Agora eles não podem, mas tem uma van que levava pessoas para doação de sangue ,desde quando meu filho ficou doente”, finalizou a mãe afirmando que também vai doar sangue, agora que João Victor não requer tantos cuidados quanto antes.

Tratamento em casa. João Victor segue seu tratamento em casa e aguarda ainda um auxílio doença, segundo Lisa, ela deixou de trabalhar desde que o filho ficou doente e ele também não pode trabalhar. Atualmente eles estão fazendo uma rifa de produtos no valor de R$2,00. Quem quiser e puder contribuir também com o jovem deve entrar em contato pelos telefones (27)998139125, (27)997134284 ou (27)999049589.

O atendimento no Hemoes está sendo feito por agendamento. Quem puder contribuir com a campanha do Hospital Santa Casa de Vitória deve ligar para o hemocentro e marcar um horário, é necessário dizer que a doação se destina ao referido hospital.

Serviço

Telefones de contato: 3636-7900/3636-7920/3636-7921

Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória.

Funciona todos os dias, das 07 às 19h (cadastro do doador encerra às 18h20).