A vaidade feminina, não vem de hoje, mas quando se trata de vaidade, não podemos esquecer que a mulher tem seus cuidados e precauções a tomar. Um busto bonito a ser exibido em uma linda lingerie ou em um biquíni da moda faz com que a mulher se lembre de uma questão preocupante: o câncer de mama, que vem fazendo várias vitimas e muitas delas só descobrem seu diagnóstico na fase final, por pouco cuidado ou por que não achou importante.

Outubro-Rosa-480x270
A mulher tem que conhecer seu corpo e saber tocá-lo.

A mulher tem que conhecer seu corpo e saber tocá-lo, pois somente ela saberá o que há de errado ou a alteração que teve. Para isso temos todo ano o Outubro rosa.  Dia primeiro de Outubro se inicia o mês rosa, o mês que conscientiza mundialmente a mulher a se prevenir contra o câncer de mama e seus cuidados precoces.

 Os cuidados tem que ser lembrados o ano todo, mas o mês de Outubro é causa da qual as pessoas se sensibilizam e passam a divulgar e focar mais sobre o assunto. Reportagens, propagandas, folhetins, ações nas ruas e até os órgãos públicos e monumentos turísticos ficam o mês todo decorados com a cor rosa. Em Guarapari, durante todo o mês de outubro serão realizadas várias ações de orientação, coleta de exame Citopatológico do colo uterino (preventivo) e exame clínico das mamas em todas as unidades de saúde do município.

outubro-rosa-cancer-de-mama
Mulheres com mais de 40 anos devem fazer a mamografia anualmente.

Exames. O único exame capaz de diagnosticar tumores com menos de 1 cm é a mamografia, quando o diagnóstico é realizado nessa fase, ainda no início, evitam-se tratamentos mais agressivos, como quimioterapia e radioterapia, e as chances de cura são de 99%.

Mulheres com mais de 40 anos devem fazer a mamografia anualmente, este direito é assegurado por lei federal, já mulheres com histórico de câncer na família, devem realizar os exames anuais aos 35 anos de idade. O autoexame das mamas é uma prática positiva, que deve ser feita por todas as mulheres. Porém, ele não é capaz de detectar vários tipos de tumores, especialmente os que estão em fase inicial, por isso é importante consultar um médico e realizar a mamografia.

outubro-rosa_samana
O autoexame das mamas é uma prática positiva, que deve ser feita por todas as mulheres.

Sintomas:  podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante a casca de laranja. Secreção no mamilo também é um sinal de alerta. O sintoma do câncer palpável é o nódulo (caroço) no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.

Prevenção: Evitar a obesidade, através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação básica para prevenir o câncer de mama, já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. A ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, é contraindicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35 anos. Ainda não há certeza da associação do uso de pílulas anticoncepcionais com o aumento do risco para o câncer de mama.

outubro_rosa_cancer_de_mama
Evitar a obesidade, através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação básica para prevenir o câncer de mama.

Podem estar mais predispostas a ter a doença mulheres que usaram contraceptivos orais de dosagens elevadas de estrogênio, que fizeram uso da medicação por longo período e as que usaram anticoncepcional em idade precoce, antes da primeira gravidez. A prevenção primária dessa neoplasia ainda não é totalmente possível devido à variação dos fatores de risco e as características genéticas que estão envolvidas na sua etiologia.

 

Deixe seu comentário