O Outubro Rosa é um movimento mundial de luta contra o câncer de mama que tem como objetivo conscientizar mulheres sobre a importância dos autoexames regulares e formas de prevenção. O câncer de mama é uma doença que, se descoberta no início, pode ter tratamento menos traumático e invasivo.

Como surgiu. O movimento denominado Outubro Rosa surgiu, inicialmente, nos Estados Unidos, onde diversos estados tinham ações isoladas referentes à luta contra o câncer de mama. Posteriormente, o mês de Outubro tornou-se o mês nacional de prevenção ao câncer de mama. O nome do movimento remete à cor do laço distribuído em 1920, para os participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. Desde 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos começaram a se enfeitar com laços rosas, e a lançar diversas ações que sensibilizassem as pessoas na luta contra o câncer de mama.

Arte do Outubro Rosa, feita pela Live 3 Comunicação.

E no Brasil. No Brasil, a primeira ação voltada para o Outubro Rosa foi a iluminação do Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo. Quando foram comemorados 70 anos do encerramento da Revolução (02 de outubro de 2002), o monumento foi iluminado de rosa, iniciativa de um grupo de mulheres simpatizantes pela causa do câncer de mama. De lá pra cá, cada vez mais pessoas aderem à campanha, entendendo a seriedade da mesma.

Prefeitura de Guarapari. No decorrer do mês de Outubro, a Prefeitura Municipal de Guarapari, por meio da Secretaria de Saúde realizará diversas ações de prevenção, ofertando serviços gratuitos.

Programação da prefeitura de Guarapari.

Haverá, de acordo com a assessoria de comunicação do município, programação com informações sobre “esse tipo câncer, mitos e verdades sobre a prevenção e detecção precoce da doença, além de informações sobre os benefícios e riscos da mamografia de rastreamento, possibilitando que a mulher tenha mais segurança para decidir sobre a realização do exame”.

Serão ofertados gratuitamente serviços de saúde bucal, teste de sífilis, HIV, hepatites virais. Além disso, serão realizadas aferição de pressão, palestras, anamnese de mamas, solicitação de mamografias, dentre outros. Para participar basta levar cartão da família, do SUS, comprovante de residência e documento de identidade.