Os moradores da comunidade de Concha D’ostra em Guarapari vão ganhar uma nova estrutura em toda a região. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) vai urbanizar toda a área da reserva de desenvolvimento sustentável e construir um parque linear de dois quilômetros de extensão, que vai ligar os moradores até o bairro Kubitschek.

RESERVA DE CONCHA D'OSTRA (18)
Secretária Municipal de Meio Ambiente (SEMA) vai urbanizar toda a área da reserva de desenvolvimento sustentável e construir um parque linear de dois quilômetros .Foto: Vinicius Rangel.

A proposta segundo a secretária de meio ambiente, Jéssica Martins, é a proteção do manguezal, onde pessoas estavam invadindo o local sem permissão. Segundo ela , a região se tornará uma área segura e organizada para pescadores e moradores que frequentem a reserva para suas atividades de lazer e trabalho.

RESERVA DE CONCHA D'OSTRA (48)
“É um projeto inovador que estamos desenvolvendo e o primeiro no estado”, afirmou a secretária Jéssica Martins. Foto: Vinicius Rangel.

Serão construídas ainda quatro pracinhas.“É um grande calçadão que vai passar por de trás das casas, com cerca de dois quilômetros, visando principalmente à proteção do sistema de manguezal nessa região. A primeira urbanização vai começar na entrada da Prainha da Concha, onde será a primeira pracinha que iremos fazer. É um projeto inovador que estamos desenvolvendo e o primeiro no estado”, afirmou a secretária.

RESERVA DE CONCHA D'OSTRA (1)
A proposta segundo a secretária de meio ambiente, Jéssica Martins, é a proteção do manguezal. Foto: Vinicius Rangel

Ainda de acordo com Jéssica, o processo licitatório para a construção do local já foi finalizado e a empresa ganhadora já teve o contrato assinado. A primeira fase do projeto orçada em R$ 2 milhões e a segunda fase R$ 1 milhão. A verba para a construção é uma compensação ambiental da quarta usina da mineradora Samarco, para com o município.

“Está dentro dos projetos também uma academia para os idosos e também a construção de um píer para ajudar os pescadores a desabastecerem os seus barcos, além de passarelas. É um ano e meio de obra e só estamos aguardando a licença do Iema para darmos a ordem de serviço ainda em novembro”, finalizou Jéssica.

RESERVA DE CONCHA D'OSTRA (21)
Reserva de Desenvolvimento Sustentável Concha D’Ostra, foi originalmente criada como estação ecológica em 2003.Foto: Vinicius Rangel.

Reserva. A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Concha D’Ostra, com 935 hectares de manguezal, foi originalmente criada como estação ecológica em 2003. Em março de 2007, pela Lei de número 8464 foi transformada em “Reserva de Desenvolvimento Sustentável”.

A Sema constantemente realiza ações de fiscalização e monitoramento nas áreas do manguezal, principalmente durante o “Defeso do Caranguejo Uçá” do dia 1º de outubro a 30 de novembro, período de reprodução onde a captura, o transporte e a comercialização são proibidos.

RESERVA DE CONCHA D'OSTRA (43)
Em março de 2007, pela Lei de número 8464 foi transformada em “Reserva de Desenvolvimento Sustentável”.Foto: Vinicius Rangel

SAIBA MAIS
A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Concha D’ostra foi criada com o objetivo de proteger os manguezais do estuário da “Baía de Guarapari”, importante zona de reprodução de diversas espécies de crustáceos e peixes e também de garantir o uso sustentável deste recurso natural pela população tradicional residente.

É do Manguezal que sai o sustento de muitas famílias da cidade. São encontrados no local mexilhão, ostra, caranguejo e siri que também são ingredientes usados na produção das moquecas e tortas capixabas. Até tanino, que é retirado da casca de uma árvore do mangue, é usado na confecção das tradicionais panelas de barro.