A mineradora Samarco vai investir R$ 80 milhões no complexo de Ubu na cidade de Anchieta. O valor será aplicado na manutenção de estruturas e equipamentos, beneficiando diversas empresas e prestadores de serviço da região.

Retomada. A empresa que pertence a Vale e a BHP Biliton e escoa mineiro de Minas para o Espírito Santo, voltou a operar em dezembro de 2020, cinco anos após o desastre de Mariana. Mas a retomada não foi completa e hoje a empresa opera com 26% de sua capacidade. Em Anchieta penas uma das quatro usinas está ativa. Em germano (MG), somente uma das três usinas de concentração está funcionando.

Para janeiro de 2023, empresa prevê iniciar operação de novo mineroduto, que permitirá aumentar a produção

Produção. De acordo com A Gazeta, para janeiro de 2023, empresa prevê iniciar operação de novo mineiroduto, que permitirá aumentar a produção. A empresa prevê atingir a capacidade total apenas em 2029. Para isso vai utilizar áreas de minério e minas da Vale, para ajudar na sua própria produção.

diretor-presidente da Samarco, Rodrigo Vilela.

A Samarco ainda vai ativar o mineiroduto  3, que substituirá o 2, tendo mais capacidade de escoamento de minério no ES.  O foco agora é conservação das estruturas e equipamentos de Ubu, que será feita por empresas locais, como explica o diretor-presidente da Samarco, Rodrigo Vilela.

“Todas as empresas são locais, 80% da mão de obra é local, incluindo Anchieta, Guarapari e Piúma. A Gente sempre trabalha com a Força Local, que é um programa que busca incentivar as empresas fornecedoras da região, para que possam se capacitar pessoas para trabalhar dentro da Samarco”, explicou.