O segundo assaltante do ônibus da viação Alvorada, Luiz Thiago Mascarenhas de Jesus, de 29 anos, foi preso pelos agentes da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri) de Guarapari na tarde desta quinta-feira (23) em uma boca de fumo na rua das Palmeiras, no bairro Aribiri, em Vila Velha.

A apresentação do segundo assaltante preso foi realizada pela chefe 5ª Delegacia Regional de Guarapari, Maria da Glória Pessoti; os delegados Marcos Nery e Rafael; agentes da Depatri e o major Bezerra, do 10º Batalhão da Polícia Militar.

A informação foi passada pela chefe da 5ª Delegacia Regional de Guarapari, Maria da Glória Pessoti, durante a entrevista coletiva realizada hoje para apresentar o segundo assaltante preso. Ela também relatou que Luiz Thiago afirmou ser pedreiro. “Ele estava em uma boca de fumo, estava com mais três pessoas e aparentemente compraram droga para dividir. Porém, essa droga não foi localizada e ele foi reconhecido pelos policiais e foi preso. Ele alega que estava trabalhando em uma obra próxima do local onde foi encontrado, mas isso é comum acontecer – quase todos alegam que são pedreiros, mas não comprovam”.

O delegado da Depatri, Marcos Nery afirmou que a prisão de hoje foi realizada pela Polícia Civil, mas que as investigações estavam sendo realizadas em conjunto com a Polícia Militar desde o dia do crime. “A partir do momento em que o crime aconteceu, as investigações começaram. O serviço de inteligência da Polícia Civil e Militar começou a atuar e na data de ontem conseguimos chegar ao Sirley. Recebemos muitas denúncias e fizemos levantamentos chegando ao segundo suspeito”.

Nery relatou que o primeiro assaltante a ser preso, Sirley de Jesus Nascimento, de 33 anos, cometeu outro assalto no mesmo dia. “Ao longo do dia, nós buscamos as provas testemunhais, provas técnicas através de imagens do ônibus. Não conseguimos as imagens do ônibus alvorada, porém, conseguimos imagens de um primeiro assalto que teria sido cometido no mesmo dia pelo Sirley, onde ele cometeu sozinho”.

Sirley foi preso na noite desta quarta-feira (22) no Morro do Jaburuna, em Vila Velha. Foto: Rafaela Patrício

Ele também revelou como a polícia chegou a Sirley. “Obtivemos inicialmente informações anônimas de que o primeiro suspeito estaria em Vila Velha. As informações foram repassadas ao 4º Batalhão da Polícia Militar, que de forma exemplar e logrou êxito em prendê-lo”.

“Passamos a madrugada lavrando o flagrante do Sirley por crime de latrocínio consumado e latrocínio tentado. Ao mesmo tempo, conseguimos constatar que o Thiago seria o outro autor do latrocínio. Uma outra equipe realizou diligencias juntamente com policiais militares na região de Vila Velha, mas inicialmente não teve sucesso”relatou o delegado.

Segundo ele, na manhã de hoje a prisão preventiva de Luiz Thiago foi pedida e ao mesmo tempo que a polícia esperava o mandado de prisão uma equipe fazia buscas para encontra-lo.  O delegado disse ainda que foram feitas buscas na casa do assaltante, onde foram encontradas roupas dele que possivelmente foram usadas no crime. “Nós identificamos que ele era um provável usuário de drogas, e que ele precisa se alimentar e trocar de roupa em casa. Fomos até a casa de familiares e conseguimos apreender possivelmente a roupa que ele usa no crime. Analisamos as ligações da própria irmã, e identificamos que o Luiz Thiago usou o telefone de uma outra pessoa para entrar em contato com a família. A pessoa que atendeu o telefone, disse que ele teria usado o telefone para fazer uma ligação para a irmã e informou que ele estaria na região do Aribiri”.

Luiz Thiago Mascarenhas de Jesus, de 29 anos, foi preso nesta quinta-feira (23) no bairro Aribiri, em Vila Velha. Foto: Rafaela Patrício

“Eles fazem do crime um meio de vida. Eles cometem barbaridades e continuam na rua. Sirley tem passagens por homicídio. No ano passado, a delegacia da mulher instaurou inquérito sobre estupro de vulnerável, representou pela prisão preventiva, e infelizmente ele não foi preso. Nosso papel não é valorizado, mas é por vontade, por amor a profissão e em homenagem às vítimas que a gente trabalha”, desabafou Nery.

De acordo com a polícia, Luiz Thiago foi preso em Vitória por furto, na Serra e em Cariacica por tráfico de drogas e sua última prisão, também em Vitória, foi por roubo. Segundo o delegado, Luiz Thiago foi preso preventivamente por latrocínio, que é o roubo seguido de morte. “O Sirley foi autuado por flagrante delito por latrocínio e hoje o outro foi preso preventivamente também por latrocínio”.

O major Bezerra, do 10º Batalhão da Polícia Militar, também participou da coletiva e ressaltou a importância das ações em conjunto entre a PC e a PM. “O trabalho das polícias foi realizado. Em menos de 24 horas prendemos o primeiro acusado e em 48 horas nós prendemos o segundo. É um trabalho de parceria, que a gente deixa as vaidades de lado e trabalha em prol da comunidade. A troca de informações é fundamental e chegamos aos dois acusados”.

Verão. Bezerra também afirmou que no verão serão realizadas mais abordagens nos coletivos da cidade. “Nós continuamos as abordagens aos ônibus da Alvorada e as outras linhas de ônibus em Guarapari insensatamente. Com a chegada do verão, o aumento do efetivo chamado de reforço e consequentemente mais ônibus serão abordados, assim como os carros e táxis. Na primeira quinzena será realizada o lançamento da operação verão e o efetivo policial em Guarapari será aumentado. Turistas e moradores terão mais segurança”, garantiu o major.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!