O deputado estadual Carlos Von (Avante) quer garantir mais um titulo para Guarapari. Ele quer estabelecer através de um projeto de lei declarando Guarapari como a “Capital da Biodiversidade Marinha do Estado do Espírito Santo”.

Em sua justificativa no projeto, o deputado alega que “Dentre as mais diversas características singulares de Guarapari, a qual é uma das principais cidades turísticas do Estado, contendo qualidades que lhe permitem ser considerada a capital do turismo do Espírito Santo, pode-se acrescentar a elevada biodiversidade marinha como mais uma especificidade das belezas naturais que enobrecem a cidade.”

Von fez projeto de lei declarando Guarapari como a Capital da Biodiversidade Marinha do Estado do Espírito Santo.

Ainda de acordo com ele em outra parte da justificativa, “Além da inquestionável relevância da cidade de Guarapari no turismo capixaba, nela há, ainda, o maior recife artificial da América Latina, navio Victory 8B, que completa 15 anos no mar de Guarapari. Incorporado ao projeto de “Recifes Artificiais Marinhos do ES”, a embarcação acendeu um farol sobre Guarapari e foi considerado um marco para todo o Espírito Santo”.

Análise. Esse projeto do deputado que declara Guarapari como “Capital da Biodiversidade Marinha do Estado do Espírito Santo” está em tramitação e será analisado nas Comissões da Ales, para saber da sua legalidade e constitucionalidade.

 Capital do Turismo. O deputado já tinha feito uma lei que declarava Guarapari como “Capital do Turismo do Estado do Espírito Santo”. O projeto foi aprovado pelos deputados estaduais, mas depois foi vetado pelo governador Renato Casagrande (PSB), alegando que o projeto não obedeceu às técnicas estabelecidas através da Lei Estadual 10.974/2019.