Em uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), 82 novos profissionais da saúde de diversas categorias reforçarão a Atenção Primária à Saúde (APS) capixaba, que, atualmente, conta com 1.378 profissionais nas formações em serviço. Os profissionais foram selecionados para o Componente de Provimento e Fixação de Profissionais, do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi). 

Serão 43 enfermeiros, 15 cirurgiões-dentistas e 13 médicos que irão realizar a formação em Saúde da Família; seis psicólogos, dois assistentes sociais e um farmacêutico que terão como cenário de prática as Equipes Multiprofissionais Ampliadas (Emulti), além de um assistente social e um enfermeiro para A formação em Equipe de Consultório na Rua. 

82 novos profissionais da saúde irão atuar na Atenção Primária nos municípios.

A atuação dos profissionais de saúde será em 36 municípios, distribuídos entre as regiões de saúde do Estado, com a realização dos Aperfeiçoamentos em Saúde da Família; Interprofissionalidade na Atenção Primária à Saúde (APS) e em Atenção Primária com ênfase em Consultório na Rua, respectivamente. Atualmente, o Estado tem a maior cobertura na APS da história, com 84,31% do território atendido em 68 municípios, e conta com 1.012 equipes de Estratégia de Saúde da Família.

As formações, que fazem parte do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária (Qualifica-APS) têm duração de três anos e ocorrem com os docentes-assistenciais, sendo compostas de 32 horas de atividades práticas e oito horas de atividades teórico e/ou teórico-práticas. 

A seleção ocorreu por meio dos editais ICEPi/Sesa nº 004/2024 e nº 006/2024 e a adesão aconteceu na sede do Instituto, em Vitória. Os profissionais têm até o início do próximo mês para iniciarem a atuação nos municípios.

Acolhimento aos profissionais

A gerente de Ensino, Carolina Perez Campagnoli, participou da acolhida aos profissionais e enfatizou a importância das formações para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). “O Qualifica-APS é um programa que se desenvolve de forma descentralizada e já conseguiu mudar muito o atendimento ao usuário. A APS nos permite a proximidade com a população, o envolvimento com as situações locais, além de impactar no território e realmente na vida das pessoas. Isso gera um aprendizado”, salientou.

Para o gerente de Inovação, Ricardo Costa, a chegada dos novos profissionais, dá continuidade à implementação de processos inovadores na Atenção Primária. “O programa foi o primeiro a ser criado pelo ICEPi e já contribuiu muito para a transformação da APS, já que está em quase 70 municípios capixabas, e conta com profissionais de diversas categorias atuando de forma integrada”, destacou. 

Para a coordenadora do Provimento, Thaís Maranhão, a entrada de novos profissionais demonstra que a formação tem se mostrado consolidada como eficiente estratégia de educação permanente em saúde, destinada à qualificação de profissionais na APS no Estado.

“A expansão da formação em Consultório na Rua foi ampliada abrangendo também o município de Linhares. Esta ampliação visa proporcionar maior acesso aos serviços de saúde para a população em situação de rua, contando com profissionais capacitados e sensíveis às necessidades específicas dessas pessoas”, ressaltou Thaís Maranhão.