Certamente que tem cliente que é ultra abusado, além de ser um verdadeiro aluguel. Isso é real e incontestável onde houver gente. Mas, convém fazer algumas breves considerações sobre o horário de fechar o estabelecimento comercial.

Vamos lá, se o horário que o cliente entrou num estabelecimento comercial compreende o horário de funcionamento do mesmo, o estabelecimento deve dar todo atendimento ao cliente, independente de já ter passado a hora de fechar o mesmo ou não. Nenhum cliente deve ser forçado a sair de uma loja mesmo que já tenha passado da hora desta fechar.

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Nenhum cliente deve ser forçado a sair de uma loja mesmo que já tenha passado da hora desta fechar.

Funcionário de loja não tem nome. Ele veste a camisa da empresa quando entra e retira a camisa quando sai. Lá dentro ele não é fulano, beltrano nem cicrano. Ele é a empresa. Ali, ele tem mesmo é que tratar bem o cliente em qualquer hora de seu expediente, ainda que o cliente não compre nada naquela ocasião.

Entendamos que ninguém é obrigado a fazer nada, a não ser por força da lei. E, como não existe lei para isso, todo cliente é livre. Produtos servem para serem vistos e/ou consumidos. A venda é consequência da exposição do produto. É dever do funcionário fazer a empresa que trabalha funcionar. Daí o seu nome.

Se a loja fecha às 17h (por exemplo) então, feche as portas nesse exato horário, não permitindo que mais ninguém entre; e ofereçam toda a atenção aos clientes em potencial que estão no interior da loja. Inclusive o último. Ele merece ser muito bem tratado só por estar ali lhe dando a preferência.

Cliente
Um cliente insatisfeito leva todo mundo que conhece a não mais irem, nem mesmo comprarem naquele específico estabelecimento comercial.

Pense mais nisso! Um cliente insatisfeito leva todo mundo que conhece a não mais irem, nem mesmo comprarem naquele específico estabelecimento comercial. O lucro vai para a concorrência e você estará demitido e no olho da rua.

Atendimento ruim pode comprometer as contas de um comércio no final do mês. Quem trabalha no comércio deve gostar de gente e além disso deve ter tato, trato, tino, traquejo e perfil para tal. Não é o que se vende que ganha o jogo, mas quem vende e como vende. Nós encontramos o produto ou o serviço com muita gente, e voltamos numa mesma loja muito mais por causa do vendedor que nos atendeu.

Esse desrespeito com o tempo de cada cliente acaba com o negócio. Apenas como exemplo, já pensou um profissional dentista, tendo que parar uma cirurgia no exato momento do procedimento e pedindo para seu cliente voltar no outro dia, só porque o horário de seu expediente acabou? Pense nisso e se destaque nesse contexto.