Moradores de Iriri que possuem animais de estimação estão desesperados com a onda de envenenamentos que já matou pelo menos dez animais no balneário.

De acordo com os denunciantes, um homem que possui casa no local, mas mora em outra cidade, passa jogando chumbinho nos quintais que têm animais, além de envenenar os animais de rua.

“Há vinte dias quatro gatos de uma mesma casa morreram no mesmo dia. Achamos que tinha sido um caso isolado, mas da última quinta-feira até hoje, seis animais, entre cães e gatos, foram envenenados. Apenas um foi socorrido à tempo e sobreviveu”, contou a  moradora e voluntária Tainara Costa, 24 anos.

Tainara e um grupo de moradores faz um trabalho voluntário para cuidar de animais carentes de Iriri e conta que espera que a polícia tome as providências para que o problema seja resolvido.

vários animais domésticos foram mortos nos próprios quintais. Os envenenamentos começaram há vinte dias.

Beatriz Stavis, que também é moradora de Iriri e Guarda Municipal, conta que já presenciou muitas situações de maus tratos a animais, mas a quantidade de envenenamentos nos últimos dias assusta.

“Como moradora fico inconformada com tanta crueldade contra os animais. Como guarda municipal já presenciamos muitas situações de motoristas que param no meio da estrada e abandonam os cães, maus tratos e coisas absurdas. É importante lembrar que envenenamento também se enquadra na Lei 9605/98 que fala sobre os maus tratos a animais”, frisou Beatriz.

Denúncias anônimas afirmam que o veneno usado para matar os cães e gatos de Iriri está vindo da cidade de Cachoeiro de Itapemirim. Tutores de animais que morreram envenenados já fizeram boletins de ocorrência e agora pretendem fazer uma campanha para conscientizar e também alertar para as consequências criminais que podem recair sobre quem mata animais domésticos através do envenenamento. Faixas e adesivos estão sendo confeccionados para este fim e devem ser espalhados pelo balneário nos próximos dias.

Se alguém tiver alguma informação que possa ajudar a polícia a chegar até a pessoa responsável pelos envenenamentos pode ligar para a Guarda Municipal de Anchieta através dos números 153 ou 28- 3536-1355, ou ainda pelo Disque Denúncia 181. A ligação é anônima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!