A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Ales) publicou nesta sexta-feira (15) ato que declara a perda do mandato do deputado Almir Vieira (PRP). A definição cumpre decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que negou recurso do político em abril deste ano e manteve a condenação dada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) de cassação pelo crime de arrecadação ilícita de recursos, popular caixa dois.

A decisão da Corte regional, tomada em fevereiro de 2017, considerou que houve desvio de recursos do Hospital Associação dos Funcionários Públicos do Espírito Santo (AFPES) para a campanha eleitoral de 2014. O deputado era presidente da entidade. A ação contra Almir Vieira foi ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

A decisão da Corte regional, tomada em fevereiro de 2017, considerou que houve desvio de recursos do Hospital Associação dos Funcionários Públicos do Espírito Santo (AFPES) para a campanha eleitoral de 2014. O deputado era presidente da entidade.

Relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) apontou que R$ 252,7 mil em recursos teriam sido desviados para pagar gastos da campanha, valor que representou 56,88% do total arrecadado. Além da perda do cargo, o deputado ficará inelegível por oito anos, de acordo com a Lei da Ficha Limpa. Também foi publicado ato exonerando todos os 18 servidores do gabinete de Almir Vieira.

Defesa. A defesa do parlamentar entrou com uma medida cautelar no Supremo Tribunal Federal (STF) na última segunda-feira (11) e espera manifestação da Corte até o final desta semana.

Posse de Cláudia Lemos. Está marcada para esta segunda-feira (18) a posse da servidora pública Cláudia Mileipe Festa Lemos como deputada estadual. Lemos será empossada na vaga aberta com a saída do deputado Almir Vieira (PRP), cassado pela Justiça Eleitoral por arrecadação ilícita de recursos.

A cerimônia de posse está marcada para as 15 horas. A sessão ordinária deve ser interrompida para que a nova deputada preste seu juramento e também receba a Comenda Domingos Martins, no grau de Grã-Cruz. A convocação para a posse foi publicada no Diário do Poder Legislativo desta segunda-feira (18).

Está marcada para esta segunda-feira (18) a posse da servidora pública Cláudia Mileipe Festa Lemos como deputada estadual

Cláudia Lemos é a primeira suplente da coligação formada pelo Partido Republicano Progressista (PRP) e pelo Partido Republicano da Ordem Social (Pros) nas eleições para deputado estadual em 2014. Ela obteve 10.556 votos no pleito. Durante o período da janela partidária, que se encerrou em abril último, a suplente migrou para o Partido Republicano Brasileiro (PRB).

Lemos é natural de Mimoso do Sul e é servidora efetiva do Judiciário estadual, como oficial de justiça. Na vida pública, foi vereadora de Cachoeiro de Itapemirim, secretária municipal em Cachoeiro e em Marataízes e candidata à vice-prefeita de Cachoeiro nas eleições de 2016. Ela também atuou como gerente de projetos na pasta estadual de Esportes. O último cargo que ocupou foi o de diretora do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!