Na noite desta terça-feira (11) foram entregues os kits esportivos aos 150 alunos selecionados para participarem do projeto Escola Zico 10. O evento aconteceu na quadra da Escola Municipal Ana Rocha Lyra e contou com a presença de autoridades municipais, do coordenador geral do projeto e das famílias dos beneficiados.

Os kits entregues contêm bolsa, camisa, calção, meiões e chuteiras personalizados. As aulas do programa começam na próxima segunda-feira (17), se estendendo pelos próximos 12 meses, no campo de futebol do bairro Adalberto Simão Nader. O curso é voltado para crianças e adolescentes entre 8 e 16 anos.

kits escolinha do zico
Os 150 kits foram entregues aos alunos selecionados para participar do projeto. Foto: João Thomazelli/Portal 27

O prefeito de Guarapari, Orly Gomes, falou da importância do projeto: “Um dos pilares para tirar a criança da rua e criar um ambiente saudável e de disciplina é o esporte. O objetivo do programa é ver essas crianças se destacando, não no futebol, mas como cidadãos, como pessoas”, declarou.

Os alunos selecionados para participarem do projeto foram indicados por professores de Educação Física das escolas da Rede Municipal, que utilizaram como critério de seleção alunos que se encontram em situação de risco social, que frequentem a escola normalmente e demonstrem interesse, habilidade e desenvoltura na prática do futebol.

GEDSC DIGITAL CAMERA
Os alunos vão fazer três aulas por semana durante um ano. Foto: João Thomazelli/Portal 27

Cada aluno deverá frequentar as aulas três vezes por semana e cumprir um protocolo incluso na avaliação do curso. Todo mês, os alunos serão avaliados com base em controle de frequência, acompanhamento de desenvolvimento e comportamento na escola, comportamento em casa, além de avaliação em seu bairro no quesito contribuição para diminuir a violência.

“A gente tem a alegria de viajar o Brasil inteiro salvando essas crianças. Resgatamos os valores que estão sendo jogados na lama. O maior resultado desse projeto é a formação de cidadãos”, concluiu Eduardo Carlos dos Santos, coordenador geral do projeto.

Além da entrega dos kits, foi feita uma homenagem à equipe masculina de futsal da Escola Municipal Cândida Soares Machado. Os alunos foram os campeões dos Jogos Escolares do Espírito Santo, no último sábado (08), e irão para Fortaleza (CE), em setembro, representar o Estado.

 

*Por Gessika Avila

Deixe seu comentário