A Campanha Nacional de Multivacinação terminou na última sexta-feira (22). No Espírito Santo, os dados parciais do Ministério da Saúde – atualizados até esta segunda-feira (25) – apontam que 104.302 crianças e adolescentes compareceram às unidades de saúde. Destas, 37.053 foram vacinadas e colocaram o cartão de vacinação em dia (24.677 crianças e 12.376 adolescentes).

Cerca de 105 mil crianças e adolescentes compareceram aos postos de vacinação durante a campanha.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde, Danielle Grillo, apesar do número expressivo de doses aplicadas, a expectativa era o comparecimento de um número maior de crianças e adolescentes.

“Das crianças que compareceram, 32,75% delas precisaram receber alguma dose de vacina e entre os adolescentes 42,75%, o que demonstra que a situação vacinal dos nossos adolescentes está mais comprometida que o público infantil. A expectativa da Sesa era receber um número maior de crianças e adolescentes para vacinar, principalmente adolescentes, já que tivemos a implantação de duas vacinas este ano para adolescentes: a vacina HPV para meninos de 11 a 14 anos, e a vacina contra meningite C para meninos e meninas de 12 e 13 anos. Por isso esperávamos maior adesão desse público”, explicou.

No entanto, aqueles que não atualizaram o cartão de vacinação durante a campanha, devem procurar uma unidade de saúde e verificar se há a necessidade de ser imunizado. As vacinas continuarão sendo ofertadas na rotina das salas de vacinação em todo Estado.

Deixe seu comentário