O que por mais de dois anos só era possível encontrar em apenas uma empresa, em breve estará instalado em todos os ônibus que atuam no transporte coletivo em Guarapari.  O cartão único, usado atualmente como Guaracard, poderá ser usado em todos os ônibus do município, isso porque as empresas já adquiriram os aparelhos de bilhetagem eletrônica e tem até o dia 20 de abril para instala-los.

20150313_145557
As empresas já estão instalando os aparelhos nos ônibus.

A determinação já estava prevista em uma Lei Municipal sancionada em Março de 2014, que optou em unificar o sistema de bilhetagem eletrônica no município, já que apenas a Viação Asatur possuía o sistema implantado desde 2012. E por esse motivo, acabou gerando muita insatisfação por parte dos passageiros. “Ter o Guaracard é um tormento. Quase não passa ônibus, e quando vem, às vezes é de outra empresa, e acabo não pegando para não pagar em dinheiro, já que o cartão que ganho da empresa onde eu trabalho é para ser usado”, desabafa uma moradora do bairro Bela Vista.

E a reclamação não é só por parte dos usuários. Os donos das outras três empresas alegam que tiveram prejuízos com o monopólio do sistema. “Apesar da demora, agora eu vejo como um direito para todos, já que os usuários vão poder pegar qualquer ônibus que passar no ponto, e pagar a passagem através do cartão”, explica o proprietário da Viação Nova Guarapari, José Maria Brambati.

Atualmente, 74 ônibus atuam no serviço de transporte público no município. Um novo edital deve ser lançado até o próximo mês, para aumentar a frota para mais de 100 veículos.

Deixe seu comentário