Os motoristas que trafegam pelas principais avenidas e ruas de Guarapari, constantemente reclamam da falta de sincronia dos semáforos da cidade.

Pedestres relataram problemas mais graves ainda em sinais da Avenida Jones dos Santos Neves e Muquiçaba, pois, embora tenha faixa de pedestre nestes lugares, quando um semáforo fecha, rapidamente o outro abre, tornando impossível a travessia do pedestre com segurança.

Uma outra grande reclamação do morador da cidade saúde é com o semáforo que dá acesso a Avenida F. Este sinal não fica nem trinta segundos aberto e rapidamente fecha, causando um engarrafamento quilométrico na Avenida Antônio Guimarães, fazendo com que o motorista leve um século para atravessar de um lado para o outro da cidade, sobretudo nos horários de pico.

A falta de sincronismo semafórico invariavelmente pode induzir o motorista a cometer erros, infrações e também ocasionar vários problemas, como:

– Aumento da impaciência dos condutores; 
– Descrédito ao sistema de semáforos; 
– Reclamações constantes dos usuários; 
– Bloqueio dos cruzamentos pelos veículos; 
– Formação de trânsito lento; 
– Maior desrespeito ao sinal vermelho; 
– Aumento do risco de colisão traseira; 
– Perda de tempo no deslocamento veicular; 
– Desperdício de combustível; 
– Acidentes de trânsito etc.

Quando os semáforos funcionam em sincronismo ocorre melhor fluidez no trânsito e mais segurança para os usuários. Por isso que é tão importante que os semáforos estejam sincronizados nas ruas e avenidas das cidades brasileiras.

Até onde se sabe, vários e-mail’s já foram enviados aos responsáveis pelo atual trânsito de Guarapari, mas até agora não se obteve nenhuma êxito nem resposta e mais uma vez a cidade segue apresentando inúmeros gargalos no seu trânsito.

Na internet é comum encontrarmos diversas matérias que apontam reclamações de usuários sobre a falta de sincronismo em ruas e avenidas de cidades brasileiras e em boa parte delas os usuários têm toda razão em reclamar. Realmente, há muitas vias com semáforos dessincronizados pelo Brasil afora. Lamentavelmente, em diversas cidades semáforos ficam assim por semanas, meses…

Por outro lado, ainda em Guarapari, há também muitos exemplos de locais pelos quais passamos e notamos que sempre há uma fluidez excelente, visto a perfeita sincronização entre os semáforos. 

O porquê de realidades tão diferentes será bem mais fácil de identificar ao ouvirmos o gestor Municipal. É necessário uma estrutura capaz de administrar o funcionamento e a quantidade de semáforos interligados em rede na cidade; e que tenha principalmente profissionais habilitados e em quantidade adequada, ofertando uma maior segurança a motoristas e pedestres e trazendo uma maior fluidez e desenvoltura no trânsito local.

Comments are closed.