Quando Thiago José Menário Pinto assumiu a direção do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA), em março de 2015, o local estava mergulhado em violência. Eram constantes os conflitos entre os alunos e o desrespeito com os professores e demais funcionários da escola.

O ambiente recebia constantemente a presença da Polícia Militar, devido às várias ocorrências de atos infracionais provocado pelos alunos. Se antes os estudantes, funcionários e professores viviam às voltas com problemas de segurança, hoje o vivem em um ambiente tranqüilo e harmonioso para estudar e trabalhar. “Todos os dias acontecia algum problema na escola com relação a indisciplina de alunos. Foi difícil, mas nós conseguimos reverter a situação”, conta Thiago.

Escola
Unidos diretor e professores mudaram a realidade da escola em Guarapari

A transformação começou com a organização no ambiente escolar e o trabalho pedagógico da escola. Em paralelo, o diretor incentivou professores a desenvolverem aulas mais atrativas para os alunos.

No segundo semestre de 2015, a direção iniciou trabalho de mudança de condutas dos alunos, a partir da implantação de orientações para a permanência no ambiente escolar. Outra estratégia utilizada foi a realização de projetos que valorizam a participação dos alunos dentro e fora da sala de aula.

Escola2
A escola incentivou professores a desenvolverem aulas mais atrativas para os alunos.

No início deste ano, a procura por vaga no CMEJA superou a expectativa da equipe escolar. No ano anterior haviam salas desocupadas, cenário que não se repete este ano. São 21 turmas funcionando nos três turnos com 30 alunos matriculados em cada uma. Hoje a equipe do CMEJA e da SEMED tem orgulho pelo sucesso da escola.

A escola foi criada para atender somente alunos em distorção de idade-série, na modalidade de Educação de Jovens Adultos.“Gostei muito de trabalhar nesta escola o ano passado com pedagoga, por isto este ano pedi para vir trabalhar como coordenadora nesta escola Não só eu, mas muitos professores que escolheram voltar a trabalhar aqui. Amo trabalhar com estes alunos”, diz a Pedagoga Tatiana Nascimento Garcia.

Conseguir um bom resultado com a inovação é a nova meta do diretor Thiago. A escola se organiza para instituir projetos para valorização da cultura dos alunos, como um caminho de aproximação entre a escola e a realidade vivida pelos mesmos.

Reportagem de Júnior Barcelos – Especial para o Portal 27