A solenidade em comemoração ao terceiro aniversário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) Guarapari foi celebrada com a inauguração da primeira fase das obras de expansão do campus. O evento contou com a presença de autoridades federais, estaduais, municipais, sociedade civil, convidados, alunos, imprensa e servidores da instituição.

Apesar da importância do evento, o que chamou atenção mesmo foi a presença do ex-prefeito de Guarapari, Edson Magalhães. Ele que havia ficado vários dias preso, acusado em  diversos processos, finalmente apareceu em um evento oficial e ficou ao lado das autoridades. O ex-prefeito foi inclusive saudado pelo Governador Renato Casagrande “Quero saudar o meu amigo Edson Magalhães”, disse o governador sem esquecer o seu aliado político. “Quero saudar também o meu amigo Ricardo Conde”, disse.

Detalhe, enquanto Edson ficou na primeira fila, Conde ficou na segunda  fila. Uma fonte, ouvida pelo Portal 27, que acompanhava a solenidade e que tem bom relacionamento com Edson disse. “Edson está definitivamente de volta a política”,  afirmando ainda que o foco do ex-prefeito é 2014. “Ele vai certamente colocar o seu nome, só isso é o bastante para mudar todo o quadro político da cidade”, finalizou.

Ex-prefeito ficou na primeira fila ao lado as autoridades.
Ex-prefeito ficou na primeira fila ao lado as autoridades.

O prefeito Orly Gomes, que estava sumido politicamente, aparentou um ar mais leve, foi o primeiro a discursar e ressaltou que ainda lhe falta experiencia. “Estou aprendendo os termos técnicos de solenidades, por isso vou deixar para o governador saudar as autoridades presentes”, afirmou ele, que no resto do seu discurso ressaltou a importância do IFES para o desenvolvimento da cidade, dado  capacidade para formação técnica que garante um futuro de oportunidades aos jovens.

ifes3anos_4
“Estou aprendendo os termos técnicos de solenidades”

O governador Renato Casagrande falou da atuação dos vinte Ifes existentes no ES destacando o estado a nível nacional e do projeto de seu governo para criação de dezenas de escolas técnicas estaduais que poderão ser instaladas nos municípios capixabas, similares ao modelo dos atuais Ifes.

ifes3anos_1
Governador destacou a importância do IFES

Finalizando a solenidade houve descerramento da placa inaugural e visita às novas instalações. O bloco acadêmico do campus Guarapari, tem área total aproximada de cinco mil e setecentos metros quadrados. A primeira fase abrange mil e trezentos metros quadrados que serão utilizados como salas de aula, laboratórios de química, física, biologia e informática, espaços para assistência social, apoio pedagógico e enfermaria, além de salas de coordenadorias, direção de ensino, direção-geral e sala de reuniões. A segunda etapa da obra, que já está em andamento, prevê a construção de laboratórios para os cursos técnicos em Eletromecânica, Eletrotécnica e Mecânica.

Com informações da PMG.

Deixe seu comentário