A noite desta quinta-feira, 18, foi de comemoração, em Guarapari. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou a cerimônia de premiação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), um momento de celebrar as grandes conquistas da Educação Municipal. O evento, realizado no Guará Centro de Eventos, reuniu mais de 350 pessoas.

A premiação é uma iniciativa do município de Guarapari, com o objetivo de valorizar os profissionais das escolas. Foto: PMG

A premiação é uma iniciativa do município, com o objetivo de valorizar os profissionais da escola, proporcionar a melhoria e o aprimoramento permanente da qualidade da educação, estimular a busca pela melhoria do desempenho dos alunos e da gestão das unidades escolares.

“Esse prêmio é uma forma de reconhecer o trabalho dos profissionais que atuam diretamente nas escolas municipais, inovando a cada dia as práticas pedagógicas. O avanço do Ideb é o resultado de uma parceria da escola com família, de equipe integrada e comprometida, que percebe o aluno, em sua individualidade e diversidade”, afirmou Sônia Meriguete, secretária municipal de educação. 

Meriguete afirmou ainda que os professores são os grandes responsáveis pelo bom desempenho dos alunos.

No total, 10 escolas foram homenageadas, uma delas Adalgiza Fernandes Marvilla, recebeu o prêmio em Dinheiro, no valor de 64 mil 502 reais. A bonificação financeira aos servidores da Escola, referente ao prêmio Ideb, foi criada por meio da Lei n° 3792/2014 e regulamentada recentemente por meio do Decreto 208/2017.

Com o resultado de 2017, o município de Guarapari eleva de 5.4 para 5.8 o desempenho, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ultrapassando a meta projetada pelo INEP, e ainda destacando-se como melhor IDEB entre os Municípios da região metropolitana, nesta modalidade.

Durante a cerimônia foram feitas entregas de importantes ferramentas, como computadores, uniformes, instrumentos musicais e vans para o transporte escolar. Todo este material foi adquirido com recursos próprios da Educação Municipal, visando garantir aos nossos alunos o acesso, a permanência e a aprendizagem em nossas escolas.

“Nós estamos avançando em termos de educação em nosso município, com muito planejamento estamos oferecendo o melhor para nossos alunos, porque sabemos que só com investimento em educação é que teremos um município, um país melhor. Guarapari tem um potencial enorme, nossos alunos tem uma capacidade de criação gigante e nós precisamos incentivar isso. Cada membro da nossa educação é um orgulho grande para nossa cidade, nós precisamos muito de profissionais como vocês educadores. Vocês merecem os nossos parabéns e merecem nossos aplausos”, finalizou o prefeito.

Escolas homenageadas:

EMEIEF Zilnete Pereira Guimarães, localizada no bairro Praia do Morro, com 798 alunos, tem o maior Ideb geral do município, de 6.7, bem maior que a meta projetada para o Município.

EMEIEF Arlindo Gobbi, localizada no Distrito de Todos os Santos com 151 alunos, possui o maior Ideb nas séries finais do Ensino Fundamental com 6,1.

EMEF Darcy Ribeiro, localizada no Bairro São José, com 698 alunos, que obteve o maior crescimento do Ide, na modalidade de 6º ao 9º ano.

EMEIEF Ana Rocha Lyra, localizada em Muquiçaba, com 769 alunos, possui IDEB de 6,6.
EMEIEF José Albérico Lantiman, escola campesina, localizada em Rio Claro, atende a 102 alunos e possui IDEB de 6,4.
EMEF Francisco Araújo, localizada no Bairro Perocão, atende 839 alunos e alcançou o Ideb de 6,4.
EMEIEF Maria das Graças Sant’ana Menário, localizada no Bairro Itapebussu, com 585 alunos, esta escola atingiu o Ideb de 6,2.
EMEIEF Maria Lino Ramos, localizada em Reta Grande, atende a 124 alunos, Ideb de 6,1.
EMEIEF Professor José Antônio de Miranda, localizada no Bairro Santa Mônica, possui 867 alunos e alcançou um IDEB de 6,0.

De acordo com os critérios estabelecidos em Lei, a escola vencedora é aquela que conseguir o maior percentual de aumento sobre o seu índice anterior. Sendo assim, a escola vencedora, que recebeu o prêmio de R$64.502,00, é EMEF Adalgiza Fernandes Marvilla: localizada no bairro Condados, possui 356 alunos e atende duas etapas do Ensino Fundamental nos turnos matutino e vespertino.

Entrega de equipamentos

Uniformes – Um investimento no valor de 387 mil 500 reais.

Instrumentos Musicais: 40 instrumentos musicais para o projeto Sons do coração e para a Banda Musical Presidente Costa e Silva, um investindo o valor de 220 mil e 280 reais.

Veículos Tipo Van: Três veículos novos, um investimento de 594 mil reais, visando a melhoria do acesso dos nossos alunos até às Escolas da área rural.

Computadores- Foram adquiridos 540 computadores, para as escolas municipais, investimento no valor de 1 milhão, 558 mil e 200 reais.

Além disso lembramos as aquisições recentes de: uniformes para as merendeiras, 30 aparelhos de data show, acervo para as bibliotecas escolares, quadros brancos, aparelhos de ar condicionado, mobiliário para educação infantil, brinquedos de pátio para a educação infantil, entre outros. Somando todos os investimentos, o valor chega a aproximadamente três milhões de reais.