Uma volta pela Praia do Morro ontem à noite (4), me levou novamente a uma pequena reflexão do abandono do nosso turismo. Em pleno fevereiro e com a volta às aulas, a orla ainda estava lotada de turistas andando para lá e para cá. Uma adolescente que passava por mim falou com as amigas: “Guarapari não tem nada! ”.

Sem atrativos. Aquela frase simples é a mais dura realidade de Guarapari. Acredito que ela quis dizer é que nossa cidade não oferece nada além de lindas praias, praias e praias. Mas o que uma adolescente ou uma pessoa mais velha pode fazer na cidade além disso? Nada. Não temos atrativos ou programação cultural e artística para apresentar aos nossos visitantes. Não temos uma ação interessante para promover entretenimento ou cultura.

Ela quis dizer é que nossa cidade não oferece nada além de lindas praias, praias e praias. Foto: Marcelo Moryan.

Perdemos para os menores. Os poucos eventos que ainda acontecem aqui, ficam por conta da iniciativa privada. Perdemos na programação de turismo para cidades menores como Anchieta e Piúma. Não vou nem falar do carnaval que este ano também foi literalmente abandonado.

Total abandono. Como que o chamado “trade turístico”, ou seja, os empresários que investem e vivem do setor,  permitem esse total abandono por parte do prefeito e da Secretaria Municipal de Turismo? Nos pontos positivos, temos uma ferramenta importante chamada “Conselho de turismo”. Creio que eles devem ter vários projetos e discussões para melhorar o nosso turismo. Outra iniciativa interessante partiu da TV Guarapari com seus seminários de turismo. Mas de que adiantam ideias e projetos diante de um governo que não ouve ninguém e que deixa o verão praticamente abandonado?

Retomada econômica. Depois de dois anos de pandemia severa, era hora de ter projetos para a retomada turístico/econômica não é mesmo? Mas a realidade é que o verão na cidade mais procurada e famosa do Estado é de um abandono de dar pena. Infelizmente, na área de promoção do turismo, o nosso prefeito Edson Magalhães, só tem um projeto pessoal e narcísico chamado “Esquina da Cultura”. Ótimo projeto por sinal.  Eu aprovo totalmente. Mas esse é o único projeto que lhe interessa. O resto é o resto.

“Bons Ares”. Prefeito, que tal um “Verão da Cultura”? Cadê os projetos de entretenimento para o ano todo?  Prefeito, nossos turistas e moradores também querem sentir “Bons Ares” na cidade. Faça alguma coisa prefeito. A cidade precisa. Sei que o assunto é longo, e este foi um pequeno desabafo. Tão pequeno como tem sido o nosso turismo nos últimos anos…