O prefeito Fabrício Petri pediu que os serviços gerados com a contratação de empreiteiras  priorizem a mão de obra local. O pedido foi feito em reunião com o diretor Presidente da Samarco Roberto Carvalho e com o  Diretor de  Relações Institucionais da empresa Rodolfo Samorini.

Na reunião, que aconteceu em Vitoria também participaram o Secretário de Fazenda Dirceu Porto e o Secretário de Integração e Desenvolvimento Marcos Kneip.  Na pauta do encontro, a retomada da SAMARCO, a prioridade na contratação da mão dos anchietenses através do SINE-ANCHIETA e a obrigatoriedade de instalação de filiais das empresas prestadoras de serviços em Anchieta.

Na reunião, que aconteceu em Vitoria também participaram o Secretário de Fazenda Dirceu Porto e o Secretário de Integração e Desenvolvimento Marcos Kneip.

A proposta da atual gestão é de que se faça constar, nos editais de licitação da Samarco e nos respectivos contratos a serem firmados com as prestadoras de serviços, grande tomadoras de mão de obra, cláusulas com a obrigação de se dar prioridade aos anchietenses, que as vagas sejam disponibilizadas via SINE e que as empresas abram aqui em Anchieta filiais, para que recolham o ISS aos cofres da Prefeitura.

“A SAMARCO entendeu o nosso pleito, esta avaliando nossas solicitações e num breve espaço de tempo teremos a resposta que, a princípio, nos pareceu favorável. Estamos otimistas, será um diferencial e uma garantia para todos nós anchietenses de que teremos prioridade nestas contratações. Estamos segurando na fonte”, disse o secretário Marcos Kneip. 

O Secretário de Desenvolvimento informa que além dessas medidas, outras estão sendo estudadas, inclusive uma legislação específica “Estamos analisando todas as opções que temos para garantir os empregos para os anchietenses”. Quanto a retomada das atividades da empresa, a SAMARCO não define uma data, pois depende de licenças e outras ações, mas expectativas é de que retorne no segundo semestre de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!