A cidade de Guarapari oferece um diferencial aos alunos e professores. Desde 2006 a cidade conta com o projeto “Xadrez na Escola – Jogada de Mestre”. Organizado pela Secretaria de Educação, por meio da Gerência de Planejamento e Projetos Educacionais. Um dos idealizadores foi o professor Ezack Uauth Mattos.

Isso tornou o espaço da sala de aula mais interativo, possibilitando aos alunos se relacionar, aprender a dividir espaços com atividades que facilitem o raciocínio e a agilidade.

I_capacitao_xadrez_nas_escolas

Este ano, novas equipes de professores estão sendo capacitadas. A jornada de capacitação começou na quinta (26) e serão realizadas turmas, mensalmente, durante o ano de 2015. Esta primeira turma foi formada por 17 professores de Educação Física, e aconteceu na escola Ana Rocha Lyra.

Estrutura. Nesta primeira capacitação, foi apresentada a estrutura didática e metodológica do projeto e as ações que serão realizadas durante o ano. O evento contou com a presença de um dos precursores do projeto, o enxadrista Cláudio Ferreira da Silva, Turismólogo, Pedagogo, Instrutor e Árbitro pela Confederação Brasileira de Xadrez, que ministrou a palestra ‘’ Introdução do Xadrez Pedagógico’’.

I_capacitao_xadrez_nas_escolas_2

Esta capacitação visa oportunizar o ensino e a prática do jogo de xadrez nas escolas da rede municipal, em atenção a seus valores instrutivos e educativos, e como via do desenvolvimento humano. Cada professor tem a incumbência de multiplicar os conhecimentos na escola de atuação, buscando estruturar sistematicamente capacitações para toda a rede municipal.

O objeto é fornecer aos envolvidos, conhecimento técnico e pedagógico no ensino e prática do xadrez, para que possam atuar como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos e, principalmente, incrementar os saberes acerca do xadrez às suas disciplinas e conteúdos, de acordo com suas habilidades e competências pedagógicas, explorando, assim, recursos diversificados e metodologias apropriadas à realidade de cada ambiente de ensino e dos alunos.I_capacitao_xadrez_nas_escolas_3

Confira a lista de Escolas Municipais aonde xadrez está atuante em sua grade curricular.

Florisbela Lino Bandeira
Zilnete Pereira Guimarães
Costa e Silva
Cândida Soares Machado
Ignez Massad Cola
Benedita Martins de Souza
Lucia Sasso Bandeira
Marinalva Aragão Amorim
Adalgiza Fernandes
Rosa Simões
Maria das Graças
Francisco Araujo
Eliziario Lourenço Dias
Ramalhete
As inscrições ainda estão abertas na SEMED.

 

Deixe seu comentário