A partir de segunda-feira (12), os interessados em cursar uma formação de nível superior pela Universidade Federal do Espírito Santo, em Itapemirim, já podem se inscrever em um dos seis cursos disponíveis. No total, serão ofertadas 175 vagas.

Para a coordenadora do Polo UAB de Itapemirim, Silvana Sales, trata-se de uma conquista que merece ser comemorada por todos os munícipes. “O último vestibular da UFES, para cursos na modalidade EAD, foi em 2008, onde ofertamos, em Itapemirim, 120 vagas de graduação. Desde então, estamos nos adequando e agora expandimos nossa capacidade para 175 novas vagas”.

As vagas, todas para formação inicial de professores, são para quem pretende profissionalizar-se nas áreas curriculares de Artes Visuais, Biologia, Filosofia, História, Pedagogia – séries iniciais e Química. Em todos os cursos existe uma quantidade de vagas destinada exclusivamente para professores da rede pública, mas o candidato poderá optar se quer ou não concorrer por esta reserva.

lab-info-Faculdade-Oboe (1)
Os cursos são de licenciatura em Artes Visuais, Biologia, Filosofia, História, Pedagogia – séries iniciais e Química.

A respeito disso, Silvana destaca que um estudo realizado junto à Secretaria Municipal de Educação, no ano de 2013, foi identificado um percentual de 16,3% de professores atuando nas escolas de educação básica e que ainda não possuem habilitação para o magistério em nível superior. “Acreditamos que esta será uma ótima oportunidade para atendermos essa demanda, pois os professores terão a sua formação custeada por recursos públicos federais, em parceria com o município e não precisarão mais se deslocar para cidades vizinhas. Além disso, a modalidade EAD permite a flexibilização do tempo de estudo do estudante, que pode realizar grande parte das atividades acadêmicas em seu próprio lar.”

Apesar das vagas não serem destinadas somente a moradores de Itapemirim, o prefeito municipal, Dr. Luciano de Paiva, espera que os munícipes sejam os mais beneficiados. “Espero que os itapemirinenses estudem muito para que sejam a maioria dos aprovados. Estou na torcida. Esses cursos são de extrema necessidade, não só para os professores, mas para toda população que busca se aperfeiçoar e se qualificar. Desejo boa sorte a todos”, afirma.

As inscrições vão até dia 25 de maio e só podem ser feitas pelo endereço eletrônico www.neaad.ufes.br A taxa de inscrição é de R$ 60,00 podendo ser paga até o dia 26 de maio de 2014. Os candidatos interessados em requisitar a isenção da taxa de inscrição, deverão proceder conforme orientação do edital.

No dia 13 de junho de 2014 será publicado o cartão da inscrição, onde o candidato poderá conferir seu local de prova, que será aplicada dia 22 de junho, das 13 às 18 horas, em uma escola no próprio município.

DSC01399-Copia
As inscrições vão até dia 25 de maio e só podem ser feitas pelo endereço eletrônico www.neaad.ufes.br

Vale ressaltar que, de acordo com a Lei Federal Nº. 12.089 de 11/11/2009, não é permitido que uma mesma pessoa ocupe duas vagas simultaneamente em instituições públicas de ensino superior. Desta forma, o aluno que já estuda em algum curso de instituição federal e desejar participar desse processo, deverá optar por um ou outro antes da efetivação da matrícula.

A secretária municipal de Educação e vice-prefeita, Viviane Paçanha, ressalta que atualmente, o mercado de trabalho exige muito das pessoas que querem trabalhar e estão dispostas a correr atrás dos seus objetivos. Dessa forma, suas chances de serem escolhidos em uma entrevista de emprego aumentam, consideravelmente, se esta pessoa já é especialista na área em que pleiteia o cargo.

 “Pensando nos nossos munícipes, que precisam entrar no mercado de trabalho, nos empenhamos e estamos trazendo novas graduações para o POLO UAB de Itapemirim, que para nós é sinônimo de orgulho. Por isso, deixo o meu recado para todos os cidadãos itapemirinenses: busque  o conhecimento, faça a diferença, empenhe-se. Procure cursar uma faculdade ou universidade. Graduar-se e especializar-se é preciso para se destacar na sociedade e preparar-se para o futuro”, diz Viviane.

O Polo UAB de Itapemirim está à disposição para esclarecimentos, das 08h às 20h de segunda à sexta-feira e pelo telefone (28) 3529-6064. Quem tiver dificuldade de acesso à internet, também poderá solicitar auxílio aos técnicos da instituição.

Confira os curso e vagas:

Cursos Vagas para professor Público em geral Total
Artes Visuais 6 24 30
Biologia 6 24 30
Filosofia 6 24 30
História 6 24 30
Pedagogia-Séries Iniciais 5 20 25
Química 6 24 30
Deixe seu comentário