Há dois dias a orla da Praia do Morro ganhou uma muda de Pau-Brasil, árvore símbolo do Brasil, e na manhã de hoje, se não fosse a rápida ação dos moradores, a árvore do Vovô Nuto que já faz parte da história do local, teria sido cortada de vez.

A árvore do Vovô Nuto já faz parte da história da Praia do Morro e segundo os moradores, se eles não tivessem visto a tempo, seria cortada de vez.

A presidente da Associação de Moradores da Praia do Morro Fátima Fonseca, relatou que estava passando pelo local quando viu que a árvore estava sendo cortada e imediatamente entrou em contato com a secretária de Meio Ambiente Tereza Cristina.

A ação dos funcionários da prefeitura foi rápida.

“Levei um susto e liguei para a secretária de Meio Ambiente e perguntei o que estava acontecendo. Ela me falou que era para ser feito somente uma poda que iria ajudar o videomonitoramento a cuidar da área porque ali tem muitas denúncias de uso e tráfico de drogas e que iria mandar uma funcionária da secretaria lá para ver o que estava acontecendo”.

Fátima relatou que o corte foi interrompido, mas também criticou  a ação. ” Eles recolheram tudo e foram embora. Mas agora a gente fica estarrecida porque há dois dias atrás a gente plantou uma árvore que é simbolo do país na orla e hoje eles estavam cortando a árvore do vovô que tem mais de 40 anos”.

Os moradores tentaram conversar com os funcionários durante o corte.

O neto do vovô Nuto, Mauro Dabes, relatou que foi informado de que o corte estava sendo realizado porque a árvore teria cupins. ” Eles falaram comigo que ela estava cheia de cupim. Mas eu falei que quando eles construíram o deck ela tinha cupim, eles trataram e o cupim parou. Então porque não tratam agora? Os troncos que tirei foto não tem cupim nenhum e eles alegam que está no tronco principal”.

Indignado, Mauro disse que é uma triste situação. “Quase já não tem árvore na Praia do Morro e a árvore mais antiga quase foi retirada. O Edson sempre garantiu para mim que ela iria ficar e agora eles fazem uma marmota dessa”.

Prefeitura. A Prefeitura de Guarapari esclareceu que, conforme deliberação na Comissão de Ordenamento Municipal, se fez necessária a poda drástica da árvore, uma vez que a mesma servia de abrigo para pessoas em situação de rua e usuários de drogas gerando insegurança aos transeuntes no local, informação reforçada pelas ocorrências geradas através do videomonitoramento que também apontavam assaltos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!