A casa-atelier da artista plástica guarapariense Izabel Vidal, 65 anos, estará com as portas abertas para visitação entre 15 de agosto e 15 de setembro, dentro do calendário da exposição do II Circuito ArtES- 2016. Durante o período, 41 artistas capixabas recebem visitantes expondo suas obras de artes.

Pintura de Kaluca
Durante o período, 41 artistas capixabas recebem visitantes expondo suas obras de artes.

Izabel será a única artista fora da Grande Vitória a participar e receberá os visitantes aos domingos de 14h às 18horas. “Esse evento nos dá a oportunidade de receber as pessoas, dialogar com os artistas e ainda dos visitantes participarem de oficinas e cursos. O atelier estará aberto para aulas de escultura, modelagem, desenho, pintura.”

A casa fica em Meaípe, local onde a Izabel nasceu e viveu sua infância. Época em que já trilhava o caminho de artista. “Quando criança eu criava bonequinhas e roupinhas com bucha vegetal que tinha no fundo do quintal da minha casa, fazia mosaicos de conchas que pegava no Rio Meaípe, construía casinhas e utensílios de barro.”

Izabel se formou em Belas Artes pela UFES na década de 70 e apesar de ter passado pelas diversas áreas das artes plásticas, a que ela mais de identifica é a escultura. As várias obras expostas na casa – atelier são feitas de vários tipos de materiais como: cerâmica, granito, pedra sabão, cimento, fibra de vidro.

Pedra Índia
Chama a atenção uma imensa placa de granito de 1,80m x 2,80m no meio do jardim
Izabel Vidal- Pedra Índia
Izabel será a única artista fora da Grande Vitória a participar e receberá os visitantes aos domingos de 14h às 18horas

Chama a atenção uma imensa placa de granito de 1,80m x 2,80m no meio do jardim. A obra em alto relevo é uma índia com sua neta. “Nessa obra me inspirei na minha avó Ondina. Eu tinha uma ligação muito forte com ela!” A peça é parte de um enorme calçadão a céu aberto esculpido em quatrocentas pedras do mesmo tamanho que contornavam as Três Praias em Guarapari. O projeto intitulado “O Caminho da Vida” foi transportado para São Paulo este ano e ficará no Museu de Arte em Ribeirão Pires.

Outras esculturas que ela expõe participaram de coletivas no Estado como “A hora do Abraço” em 2014 na Rodoviária de Vitória, “Victória” onde ícones da capital do estado foram esculpidos em granito e fez parte da exposição “Vitória em Arte- 10 ª Edição” no Palácio Anchieta em 2015, ainda o busto esculpido em pedra sabão, na exposição “Pequenos Formatos” e o busto em homenagem ao seu pai, Claudionor Vieira de Matos que está no jardim da casa.

Izabel Vidal expõe também pinturas em tela e cerâmicas do artista convidado Carlos Salazar, o Kaluca, morador de Guarapari, do bairro Setiba. “Será um prazer receber as pessoas na minha casa, contar um pouco da minha história. Para visitar os demais artistas que participam do II Circuito ArtES basta clicar no link abaixo e obter toda a programação do evento com a localização dos artistas.

Mais informações:

http://www.circuitoartes.com.br/

Deixe seu comentário