O atleta paralímpico Vanderly de Ataydes foi medalha de ouro no lançamento de dardo na primeira etapa regional sul, que aconteceu em Curitiba (PR), nos dias 20 e 21 de fevereiro.

atleta anchieta
Vanderly ficou cego há oito anos.

Vanderly tem 42 anos e compete nas modalidades do atletismo. Há oito ficou completamente cego devido a um deslocamento de retina. Há três anos faz parte do programa Esporte Total da Secretaria dos Esportes e da Juventude de Anchieta, com apoio total da prefeitura.

Nos últimos dois anos, Vanderly intensificou seus treinos e os resultados começaram a aparecer nas competições que participava. Em uma competição no Rio de Janeiro, em 2014, ele foi bronze na corrida de 1500m. Em abril de 2015, prata no lançamento de dardo em Curitiba.

Nesta competição de fevereiro de 2016, sua marca no lançamento de dardo que lhe deu o 1º lugar, foi de 28,76. O 2º lugar ficou com 26,50 e o 3º com 25,48. Ele conquistou também a medalha de bronze no Arremesso de Peso. Marcas expressivas que lhe deram reconhecimento nacional.

atleta anchieta e treinador
“(…) é uma grande satisfação fazer parte deste trabalho com ele”, diz o treinador José Cassimiro Filho.

“O Vanderly é uma pedra que ainda está sendo lapidada, eu sou seu guia e admirador do seu empenho com o esporte, é uma grande satisfação fazer parte deste trabalho com ele”, diz o treinador José Cassimiro Filho.

A Etapa Regional Rio Sul reuniu os atletas que se destacam nas regiões do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, onde aconteceram as competições nas modalidades Atletismo e Natação em competições Paralímpicas, envolvendo mais de 400 atletas.