Elaborado e desenvolvido por servidores da Secretaria de Cultura de Itapemirim, que prestam serviços na Corporação Musical “Douglas Ramos Dias – Comudi”, e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o “Projeto Música e Cidadania” será retomado em abril. Dos mais de 500 alunos da rede pública de ensino convidados em 2014, 120 integram a agremiação.

Para o prefeito, Luciano de Paiva Alves, Itapemirim vive um marco em sua história: “Nosso município está completando 200 anos e em 2015, mais que nunca, a cultura está em todas as nossas ações. Uma das provas disso são os próprios alunos, das mais diversas comunidades que, ao serem convidados a conhecerem a sede da Comudi, se encantam pelo processo de ensino e aprendizagem da música e se tornam integrantes da banda marcial municipal”.

Banda Marcial de Itapemirim
Aos alunos que aceitam o convite, são ofertadas oficinas de instrumentos e aulas teóricas.

O coordenador geral da Comudi, Allan Nazareth, enfatiza que o projeto de musicalização é um sonho de Itapemirim e, graças à atual administração, foi iniciado em 2014: “Nossa proposta é atender todas as crianças, jovens e adultos interessados em participar. Em apenas um ano de trabalho, conquistamos grandes vitórias, tanto que, num concurso nacional realizado no segundo semestre de 2014, a Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras (CNBF) classificou a Comudi como a melhor Banda de Percussão Sinfônica do Brasil”, explica Nazareth.

Interessados em conhecer o projeto, incluindo alunos da rede privada de ensino, poderão procurar a sede da Comudi, anexa ao Ginásio Municipal de Esportes “Rennan Goes”, bairro Jardim Paulista ou obter mais informações pelo telefone (28) 3529-6347.

Aos alunos que aceitam o convite, são ofertadas oficinas de instrumentos e aulas teóricas, assim distribuídas:

* Percussão: Terças, quintas e sábados – 9h às 11:30h e de 13h às 16:30h, com Maestro Ernandes Albuquerque.
* Sopro: Quartas, quintas, sextas e sábados – 9h às 11:30h e de 13h às 16:30h, com Maestro Glauber de Menezes.
* Corpo coreográfico: Segundas e quartas-feiras: 9h às 11:30h e de 13h às 16:30h