Apesar de contar com uma frota de mais de 100 táxis, apenas 14 deles estão devidamente legalizados em Guarapari. O resto trabalha na cidade sob força de liminar da justiça. Isso, porque a prefeitura havia lançado um primeiro edital, em que das 106 vagas abertas para exploração, apenas 19 pessoas se inscreveram para a licitação.

táxi
Apenas 14 táxis estão devidamente legalizados em Guarapari. Foto João Thomazelli./Portal27

Destas, somente 14 foram habilitadas. “As pessoas não acreditavam mais nos editais elaborados pela prefeitura. Mas a legalidade que foi dada ao nosso edital, através do Tribunal de Contas, veio provar que nós estávamos certos. Sendo que 19 pessoas acreditaram e confiaram; e 14 delas tiveram a pontuação adequada, conseguindo ser homologadas com a concessão de taxi”, explicou o prefeito Orly Gomes.

Vagas. Depois destes 14 taxistas habilitados nesta primeira licitação, restaram 92 vagas para a exploração do serviço. Agora um novo edital será lançado para preencher as vagas restantes. “Estaremos abrindo um novo edital para que nós possamos completar todo quadro de taxis em nossa cidade. Assim teremos toda frota trabalhando de forma legal, dentro do que determina a lei”, disse o prefeito.

Prefeito Orly Gomes anuncia medidas de economia. Foto: PMG
“Eu tenho certeza que haverá uma grande procura”, afirmou o prefeito. Foto: PMG

Orly disse acreditar que neste segundo edital haverá maior número de inscrições. “Eu tenho certeza que haverá uma grande procura, porque eles sabem que nosso edital já foi analisado por Ministério Público e Tribunal de Contas em todos os quesitos. Não existe mais o que ser questionado. Ele foi totalmente aprovado”, afirmou Orly.

Taxímetro. Ele explicou ainda que os novos táxis homologados já irão funcionar com taxímetro, que é uma antiga reivindicação de moradores e turistas. “Todas as placas que formos homologar a partir de agora serão com taxímetro. Acreditamos que até julho estaremos com processo totalmente concluído”, finalizou o prefeito.