A partir do ano que vem, 480 crianças e adolescentes especiais poderão ter atendimento odontológico especializado e gratuito no Hospital Materno Infantil Francisco de Assis, HIFA Guarapari. A iniciativa faz parte do projeto “Resgatando Sorrisos Especiais”, um dos finalistas do edital de emendas do deputado federal Felipe Rigoni, que segue agora para votação popular junto a outros 12 projetos do setor da saúde. Ao todo, R$ 203 mil devem ser investidos na realização dos atendimentos.

A votação popular começou nesta quarta-feira (06) e termina em 04 de dezembro, mas a votação dos projetos da saúde, incluindo o de odontologia do HIFA, termina próxima quarta-feira, dia 13 de novembro. Para participar, é preciso baixar o aplicativo “Nosso Mandato”, se cadastrar, clicar em “votação” disponível no menu e selecionar o [Grupo Saúde 1] “Resgatando Sorrisos Especiais”, desça a tela até o final, escolha “Vote Sim”. Em seguida, inclua seu CPF e seu CEP. Confirme seu voto. Confirme novamente e pronto!

De acordo com a APAE e Sociedade Pestalozzi de Guarapari, existem cerca de mil crianças especiais no município e região que necessitam de atendimento especializado em centros cirúrgicos com sedação. Se aprovado o projeto, para atender a essa demanda, cerca de 40 procedimentos poderão acontecer na unidade do HIFA, mensalmente.

Segundo o neuropediatra, Dr. Trajano Simões, apoiador do projeto, atualmente somente um local no estado oferta serviços de odontologia para crianças especiais, e devido a grande demanda, a espera para o atendimento pode demorar. “Como neuropediatra atendendo há muitos anos na cidade, vejo que a dificuldade em realizar procedimentos com essas crianças, muitas vezes inviabiliza o tratamento. E como temos o HIFA com estrutura adequada, centro cirúrgico e anestesistas 24h, essa é a oportunidade para tornar o município referência neste serviço”, ressaltou Dr. Trajano.

Já o dentista Paulo Góes Filho, ressaltou que ao fornecer esse tipo de atendimento é possível reduzir a necessidade da atenção especializada. “Trata-se de um programa completo de prevenção de saúde bucal para pacientes que muitas vezes não têm acesso. E ao fornecer esse serviço é possível a efetiva inclusão de um paciente que até então não era lembrado muitas vezes por falta de uma estrutura apropriada ou mesmo da capacitação do profissional.”

Resgatando Sorrisos Especiais

O projeto “Resgatando Sorrisos Especiais” consiste na implantação da assistência odontológica de baixa e média complexidade em ambiente hospitalar com uso de sedação. Trata-se de atendimento gratuito (SUS) a ser realizado no HIFA Guarapari às crianças portadoras de deficiências físicas e mentais do município e região, inclusive, as assistidas pela Sociedade Pestalozzi e APAE.

Iniciativa faz parte do projeto “Resgatando Sorrisos Especiais”, que vai à votação popular até 04 de dezembro.

Das 549 propostas inscritas no Espírito Santo, que passaram por duas etapas de análises técnicas, o projeto “Resgatando Sorrisos Especiais” foi um dos 31 selecionados para a final.

Saiba como votar no projeto “RESGATANDO SORRISOS ESPECIAIS”

1º passo: Baixe o aplicativo no link abaixo em seguida se cadastre pelo e-mail ou pelo Facebook. (www.nossomandato.com.br);

2º passo: Acesse e depois clique em “votação”, disponível no menu;

3º passo: Escolha [Grupo Saúde 1] “Resgatando Sorrisos Especiais”, desça a tela até o final, escolha “Vote Sim”;

4º passo: Em seguida, inclua seu CPF e seu CEP. Confirme seu voto. Confirme novamente.

Deixe seu comentário