Na tarde de ontem (06) o novo comandante geral  da Polícia Militar no Espírito Santo, coronel Moacir Leonardo Vieira Barreto Mendonça, visitou Guarapari e afirmou que tanto a Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana (Rotam), quanto o batalhão de Missões Especiais (BME) serão restauradas até o fim do ano.

O comandante vistou vários pontos da cidade, de Norte a Sul, para conversar com os policiais que estão nas ruas e ouvir a tropa. O coronel foi comandante do 10º Batalhão (Guarapari) de 2012 a 2014.

O comandante geral declarou que as unidades táticas policiais são estratégicas e extremamente importantes para a segurança pública.

“As unidades especiais são a reserva moral e estratégica de qualquer comando. Há locais que exigem uma intervenção mais especializada por serem locais críticos. As unidades táticas, quando realmente estruturadas, são uma importante forma de dar uma resposta qualificada a locais que estão fora da normalidade”, declarou.

Em levantamento já realizado, o comandante declarou que apenas 8.200 policiais estão lotados em batalhões do estado. Uma defasagem de pelo menos 2 mil policiais.

“Em 2014 eram 10 mil homens e mulheres. Hoje, 4 anos depois, cerca de 8.200. Uma defasagem de pelo menos 2 mil policiais”, completa o comandante geral.

Além de conversar com os policiais nas ruas, o comandante da PM visitou a seção de trânsito, na entrada de Guarapari, e a sede do batalhão, no bairro Aeroporto.

Apesar da defasagem de um modo geral, a visita em Guarapari foi tratada como positiva.

“Guarapari foi a cidade que tive a honra de comandar pela primeira vez uma unidade. O policiamento está bem distribuídos e está bem visível para toda comunidade. Volto nas unidades onde tive uma história com os policiais e a comunidade. É um dever do comandante olhar para sua tropa e a comunidade. Precisamos ouvir quem entende de violência que é o policial e a comunidade”, disse.

Além de inspecionar a distribuição dos policiais nas ruas da cidade, o comandante também visitou o Parque Moro da Pescaria, que este ano conta com policiais militares fazendo o patrulhamento e também a sede da seção de trânsito que está jogando duro com os motoristas infratores.

Deixe seu comentário

Comments are closed.