Márcia Barros
Márcia Barros é empresária no ramo da moda e reside em Guarapari. Ela é diretora da MB MODELS, agência de modelos.

Quando chove vemos bueiros transbordando. Pessoas falando alto ao telefone, cheiro de comida no escritório com janelas vedadas, andar de salto na cabeça do vizinho debaixo, ouvir música não é o problema, esperar que as pessoas que estão a nossa volta gostem do que estamos escutados sim é o problema. Ninguém em sã consciência deixaria de criticar os responsáveis por qualquer uma das situações descritas acima.

Mas você guarda o lixo na bolsa para jogar na lixeira? Anda na ponta do pé para não perturbar o vizinho? Ou se dispõe a comer na copa quando está com o trabalho atrasado e o escritório não tem janelas? Coloca um fone de ouvido porque sabe que cada um tem o seu gosto musical?

Ser civilizado é reconhecer que não se vive sozinho. E, a partir disso, estar atento às pessoas ao redor e ser capaz de mudar suas atitudes individuais em prol de todos. “É preciso lembrar que não se vive isolado. As pessoas esquecem mesmo do outro”.

“Jamais faça para o seu próximo nada que você não gostaria que fosse feito com você” e “seu direito termina onde o do outro começa”. Sentir-se incomodado com atos de incivilidade é muito comum, mas o pior é reclamar, mas fazer parte de uma multidão que não respeito o direito do outro. Descubra se você faz parte desta multidão e mude seu comportamento.falar-alto

Andar de salto é muito elegante, e toda mulher deve sim usar, mas lembre-se que ele faz barulho, e andar no apê com após um certo horário irá incomodar quem está querendo dormir. Atender ao telefone no cinema, todos sabemos que não deve, mas mesmo assim colocamos no vibrador, não vamos atender mas vamos ver quem está ligando e a luz irá sim chamar a atenção por mais que você não fale alô.

Ouvir música é sempre muito bom, alegra a alma, mas cada um tem sua preferência musical com isso é sempre valido usar o fone quando estiver na rua, ou não andar de carro como se fosse um carro de som fazendo propaganda do musico.

imagesA rua já está tão suja para que guardar o lixo para jogar na lixeira? Os bueiros agradecem, e não teremos rua alagadas. Se posso comer na mesa enquanto trabalho e o cheiro da minha comida está maravilho, porque devo ir à copa? Talvez porque o cheiro irá ficar no ambiente e nem toda precisam saber o que comeu!

Porque levantar quando um idoso entra no ônibus se estou tão cansado quando ele? Você tem toda a saúde e um longo caminho pela frente a seguir e o idoso já percorreu muitas histórias que você ainda nem pensa que poderá ver, e a linha da vida está ficando mais estreita para ele e a sua só começando.

Furar a fila faz parte porque tenho muita coisa para fazer. Será que é só você que trabalha no mundo? Todos nós temos obrigações a cumprir no dia. Gargalhar ou falar alto em um restaurante é muito divertido ver que estamos chamando atenção para nós, mas nem todos precisam participar da sua diversão.musica-ônibus

Estacionamento tem sempre uma vaga livre, a do cadeirante… então porque irei estacionar longe? Respeite a preferência e são esqueça não são 2 vagas. Monopolizar o equipamento da academia, compre um equipamento e coloque no seu apartamento.

Colar chiclete no banco, lembre-se o próximo a se sentar pode ser seu parente. Se formos colocar aqui todas as questões de falta de civilização (falta de educação) ficaremos dias, então vamos usar o bom senso e respeitar que não devemos fazer aqui que nós mesmo criticamos quando o incomodado é você.

Deixe seu comentário