Guarapari está na lista dos 15% dos municípios brasileiros em que o Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro é feriado, segundo levantamento feito pelo jornal O Estado de São Paulo. Inclusive por instituição de lei existe uma semana da consciência negra aqui na cidade. A Lei Municipal que institui o Dia da Consciência Negra em Guarapari é de 2007, de autoria do ex-vereador Sérgio Passos, eleito por quatro mandatos consecutivos na cidade. 

Guarapari está entre os 15% dos municípios brasileiros que decretaram feriado no dia da Consciência Negra. Foto: Divulgação Internet

Segundo o ex-vereador Sérgio Passos, que atualmente é advogado, o preconceito nunca fez parte de seu vocabulário, e o mínimo reconhecimento era tornar lei o dia da consciência negra.“Os negros têm grande importância no desenvolvimento do país, mas foram trazidos para cá como escravos e  de forma injusta. A motivação para criar essa lei, foi a consciência do sofrimento que os negros passaram e a relevância deles para nós”, disse.

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, pois a data marca a morte de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência contra a escravidão e líder dos negros. Aqui no Espírito Santo, só Cariacica e Guarapari, têm feriado municipal por conta da consciência negra. 

Em Guarapari, a Câmara Municipal realizou o 1º Fórum de Igualdade Racial abrindo as comemorações da Semana da Consciência Negra, com a presença da vice-governadora do ES, Jaqueline Moraes. Leia mais aqui

1º Fórum de Igualdade Racial

1º Fórum de Igualdade Racial aconteceu nesta segunda-feira, 18 na Câmara Municipal de Guarapari

“Nós mulheres, negros, precisamos ocupar o lugar de voz, de fala de poder e de decisão, e para mim é uma grande honra poder estar aqui na Câmara de Guarapari, que promove esse 1º Fórum de muitos que virão, para que nós possamos reforçar as políticas públicas principalmente dentro do tema da igualdade racial, e do gênero, pois estamos discutindo a participação das mulheres na política”, disse a vice-governadora.

A Lei Municipal que institui o Dia da Consciência Negra em Guarapari é de 2007, de autoria do ex-vereador Sérgio Passos,

Dados do informativo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil, divulgado no último dia (13/11) pelo IBGE mostraram um avanço na educação relacionada a população preta ou parda, entre 2016 e 2018, que foi a proporção de estudantes de 18 a 24 anos de idade cursando ensino superior, que passou de 50,5% para 55,6%. Dado comemorado pela vice-governadora durante o fórum em Guarapari.

Veja o vídeo aqui

O fórum foi proposto pelo vereador Rogério Zanon. “Eu sou filho de pai negro, vitorioso, que lutou muito, trabalhou e nos deu muito exemplo. Eu procurei me espelhar nele que com muito sacrifício conseguiu formar dois filhos médicos, e uma em bacharel  em direito”, disse Zanon.

Líderes do movimento negro tem buscado ações para se fortalecer na sociedade guarapariense no âmbito cultural, artístico, político e social.