Muito tem se falado nas redes sociais sobre o projeto de lei do vereador Dito Xáreu que cria o Dia do Bolinho de Aipim no município de Guarapari. O projeto é bem simples e não é nenhum bicho de sete cabeças.

O intuito é criar uma tradição, uma semana em que a culinária de Meaípe será valorizada e divulgada para atrair os turistas, culminando na comemoração do Dia do Bolinho de Aipim. Conversamos com o parlamentar que explicou detalhadamente o projeto. Confira a entrevista:

Prefeitura

Com tanta polêmica, a Prefeitura percebeu a necessidade de enviar uma nota à imprensa onde explica o motivo do prefeito, Orly Gomes, ter sancionado a lei.

“A lei trata, apenas, de valorizar um ícone da culinária local de Guarapari, destacando-o com um dia especial para ser comemorado oficialmente, sem que isso implique em qualquer outra ação como tornar a data um feriado, por exemplo. Até porque, a data sugerida no projeto de lei que originou já é um feriado nacional. É sabido por toda a imprensa e população, que o tradicional Bolinho de Aipim comercializado em Meaípe – Guarapari, o ‘Bolinho de Aipim da Zezé’, especificamente, foi reconhecido e premiado nacionalmente pelo guia 4 Rodas, publicação especializada em turismo e afins, da Editora Abril, com credibilidade mundial. Além deste selo, a tradicional iguaria também já foi citada em todas as emissoras nacionais de televisão, valorizando-o enquanto patrimônio gastronômico do município de Guarapari “, explica.

A Secretaria de Comunicação informou ainda que esse tipo de valorização é natural. “É comum, em todos os municípios do Brasil, festividades em torno de comidas típicas locais. Alguns exemplos, se falarmos apenas do Espírito Santo: Alfredo Chaves tem a Festa da Banana e do Leite, a Festa da Uva e do Vinho, a Festa do Inhame, Domingos Martins faz o Festival do Morango, Anchieta promove os Frutos do Mar, Iconha promove a Festa da Polenta e da Pamonha, Venda Nova do Imigrante promove a Festa do Tomate, Itapemirim promove o Festival de Frutos do Mar, Conceição de Castelo promove a Festa da Fruta e a Festa do Inhame, Santa Maria de Jetibá promove a Festa do Morango, entre tantos outros que evidenciam produtos ícones de cada um dos municípios.”