A cidade saúde comemora hoje (19), o dia do Ipê Amarelo, árvore símbolo do município. E nada melhor do que iniciar hoje, um projeto de arborização para Guarapari. A Secretaria de Meio Ambiente, deu início ao Projeto Plante+Verde, que realiza a doação de mudas de espécies arbóreas próprias para o plantio em calçadas em meio urbano, dando início a um dos projetos que envolvem o Programa de Arborização Urbana de Guarapari.

IMG_9069
Terezinha levou a muda do Ipê Amarelo para plantar na calçada do apartamento onde mora. Foto: Allan Santos.

No Morro da Pescaria, parte da equipe da secretaria esteve presente para entregar algumas mudas do Ipê Amarelo. Dona Terezinha conta que sempre plantou árvores na cidade, e foi uma das primeiras a buscar uma muda do Ipê Amarelo. “Eu já plantei muitas árvores pela cidade, e dessa vez vou plantar na calçada em frente ao edifício onde moro, já que a rua está deserta, por causa das edificações. Agora, a rua vai ficar mais bonita, com um local onde os pássaros poderão fazer morada”, disse Terezinha  Loureiro Brandulini de 62 anos.

E o secretário adjunto explica que é justamente esse, o objetivo do programa. “Como o nome mesmo já diz, plante mais verde, é para estimular à população ao plantio e a arborização urbana”, disse Vagner Sarmento, e completou que esse é um dos projetos do programa de arborização urbana, que começou hoje no dia do Ipê, que é a árvore símbolo do município.

O projeto envolve a substituição das árvores que, por ventura, tenham sido retiradas ou destruídas, além de incentivar o plantio em novos locais, com a utilização de mudas adequadas para a arborização urbana. Segundo Vagner, “o objetivo do Plante mais Verde, é estimular a população ao plantio, além de promover ações de conscientização sobre a importância dos cuidados e da manutenção de cada muda implantada, destacando as funções importantes que as árvores desempenham para a cidade”, explica.

IMG_9075
Muitos moradores inscritos buscaram as mudas na manhã de hoje, no Morro da Pescaria. Foto: Allan Santos.

Até às 10hs, 11 mudas já haviam sido entregues. A expectativa é que 50 mudas sejam distribuídas até o final do dia. As inscrições podem ser feitas no próprio local. E a partir de amanhã, o atendimento será realizado na secretaria de Meio Ambiente, que fica na Rua Josias Cerutti, ao lado do DPJ. Não é preciso pagar nada, basta se responsabilizar em plantar e cuidar da planta.

Para o autor da Lei que instituiu o Ipê Amarelo como a árvore símbolo do município desde 2010, fica honrado com a comemoração da Secretaria de Meio Ambiente neste dia. “A espécie é própria para a arborização da cidade, por ser uma árvore que não estraga as calçadas. E agora, ver que a secretaria municipal abraçou essa causa e agora lança um projeto para arborizar a cidade”, explica o vereador Thiago Paterlini.

Deixe seu comentário