A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, fará um investimento recorde de cerca R$ 3 bilhões no Estado entre 2021 e 2025. Trata-se de praticamente o dobro do que foi investido entre 2016 e 2020.

O aporte terá como foco a expansão da rede, preparando o sistema elétrico para o desenvolvimento das 70 cidades da área de atuação; melhorias operacionais; redução de perdas, como o combate ao furto de energia; investimento em digitalização e atendimento ao cliente. Para isso, a Companhia entende ser necessária uma rede de distribuição segura, confiável, monitorada e flexível.

Recursos serão aplicados em ampliação e melhorias do sistema elétrico dos 70 municípios da área de concessão do Estado, digitalização, atendimento ao cliente e redução de perdas operacionais

Nesse sentido, a EDP vai ampliar a flexibilidade da operação e reforçar atualização tecnológica das redes e proteção das subestações. Em outra frente, a empresa construirá subestações, melhorando a confiabilidade do sistema e a segurança e qualidade do fornecimento de energia. Pensando no futuro, a EDP vai ampliar seu projeto de redes inteligentes, que permitem facilitar serviços como religação automática, balanço de tensão e combate a fraudes.

A Companhia continua com a estratégia de colocar o cliente no centro do negócio, entendendo que o consumidor está cada vez mais informado, integrado, exigente e familiarizado com a tecnologia. Por isso, os canais de atendimento vêm evoluindo ao longo dos anos. Atualmente, 75% dos atendimentos da EDP já acontecem de forma online. A digitalização pode ser percebida, por exemplo, em atendimentos por videochat, aplicativo para smartphone e WhatsApp. A tecnologia também é aplicada para o pagamento de faturas via débito automático, Pix e outros meios eletrônicos.

“Este investimento demonstra que o segmento de Distribuição e o estado do Espírito Santo são prioridades na estratégia 2021-2025 da EDP no Brasil”, afirma João Marques da Cruz, presidente da EDP no Brasil. A Companhia atende cerca de 1,6 milhão de clientes, aproximadamente 4 milhões de pessoas, em 70 municípios capixabas.