O Espírito Santo está passando por um momento crítico: a seca e a estiagem prolongada continuam afetando o Estado. Meteorologistas dizem que não há previsão de chuva para a região nos próximos dias.

O Climatempo explica que isso acontece devido a um sistema de alta pressão atmosférica que deixa o tempo aberto e com ar seco pelos próximos dias. De acordo com a meteorologista Fabiana Weykamp, o sistema de alta pressão bloqueia a frente fria e também as chuvas.

Sol
Sistema de alta pressão bloqueia a frente fria e também as chuvas.

“É uma espécie de paredão de ar que bloqueia a chegada da frente fria, ou seja, em curto prazo, não existe previsão de chuva para o Estado até os próximos dias, no final desta semana, por exemplo”, acrescenta.

Outro fator que também influencia no regime de chuvas é o fenômeno meteorológico do El Niño. Segundo o meteorologista Alexandre Nascimento, a região da bacia do Rio Doce, no Norte do Estado, poderá continuar sofrendo por mais tempo com a seca.

“A expectativa em ano de El Niño, como em 2015, é que o nível de chuvas seja bem abaixo do normal em outubro e novembro. Só em dezembro é que devemos ter um aumento no nível das chuvas, com as chamadas pancadas de verão, e consequentemente aumento na vazão do Rio Doce”, explica.

Meteorologistas esclarecem que uma das principais características do El Niño é manter as temperaturas acima da média normal para a estação. As temperaturas devem aumentar entre dezembro e fevereiro, com a presença de temporais de verão, mas sem haver alteração no quadro de seca.

*Com informações do jornal A Tribuna