O apoio de militares do Exército e da Marinha no combate ao mosquito Aedes aegypti continua nesta semana. A Marinha prossegue com os mutirões com foco em Vila Velha, enquanto o Exército vai até Guarapari, além de continuar ajudando os agentes de combate a endemias nos municípios de Vitória e Vila Velha. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que solicitou a ajuda dos militares, ressalta que o reforço está sendo utilizado em locais com maior prioridade.

Foto: Divulgação/Exército Brasileiro
O Exército chega em Guarapari nesta sexta-feira (15). Foto: Divulgação/Exército Brasileiro

Ao todo, 50 militares participam dos mutirões. São 30 homens do 38º Batalhão de Infantaria, 20 da Escola de Aprendizes-Marinheiros e 04 da Capitania dos Portos.  O suporte dos militares é muito importante. Além de serem qualificados para atuar nesse tipo de situação de emergência, eles transmitem segurança à população, o que facilita a entrada dos agentes de combate a endemias nas residências, onde estão mais de 70% dos focos do mosquito.

Nas visitas, os agentes municipais de combate a endemias e os militares buscam, com olhar atento, espaços e objetos que possam acumular água parada e ser um local de proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya.

Programação da semana

Exército

11/01: Vila Velha – Barra do Jucu

12/01: Vila Velha – Ponta da Fruta

13/01: Vitória – Praia do Suá

14/01: Vitória – Andorinhas

15/01: Guarapari – A definir

Marinha

11/01: Vila Velha Barra do Jucu

12/01: Vila Velha – Ponta da Fruta

13/01: Vila Velha – Ponta da Fruta

14/01: Vila Velha – Balneário de Ponta da Fruta

15/01: Vila Velha – Balneário de Ponta da Fruta