O atracamento de cruzeiros em Guarapari, que foi anunciado pela prefeitura em 2016, está mais próximo de se tornar realidade. Isso porque um píer será construído no entorno do Morro da Pescaria, na Praia do Morro, e através dele será possível desembarcar os turistas dos cruzeiros.

O pier será construído através de uma compensação ambiental entre o município e o Condomínio Aldeia da Praia.

A secretária de Meio Ambiente Tereza Cristina explicou que “esse píer é fruto de um TAC do Ministério Público Federal com o Condomínio Aldeia. O TAC foi aprovado desde 2015 e o píer já foi adquirido pelo condomínio”.

Segundo a secretária o píer é articulado com uma passarela de 12 metros e aguarda o licenciamento ambiental para ser instalado. “A Píer Brasil, que é a empresa responsável pela obra já está com esse píer para ser instalado e só está dependendo do licenciamento do município. São três licenciamentos e já estamos providenciando junto ao IEMA, a SPU e a Capitania dos Portos. A previsão é de que dentro de 4 meses a gente já está com o licenciamento em mãos”.

Previsão é de que pier comece a ser construído em julho.

O secretário de Turismo Miguel Agrizzi informou que conversou com o secretário Estadual de Turismo José Sales Filho nesta quarta-feira (22) sobre a vinda dos cruzeiros para a cidade. “A gente vai marcar uma reunião para ajustar algumas coisas porque os cruzeiros têm uma série de regras para que os navios venham para cá”.

Agrizzi disse ainda que vai desenvolver o serviço de recepção dos turistas que vai englobar uma estrutura com vans de passeio pelos pontos turísticos e venda de souvenir.  “Vamos oferecer uma série de passeios a pontos turísticos como o Convento da Penha, a região de Buenos Aires e a nossas praias e os turistas ainda vão poder se deliciar com a gastronomia. Então a gente está fazendo esse projeto de recepção aos turistas e fazendo também toda uma divulgação de Guarapari porque os navios irão divulgar internamente nossa cidade mostrando imagens de como ela é e quais são os pontos turísticos para quando eles forem vender os cruzeiros já estar incluído o passeio em Guarapari”.

O secretário não revelou a data em que os cruzeiros começam a desembarcar na cidade, mas garantiu que está acompanhando a instalação do píer de perto. “Isso é uma coisa que não acontece de uma hora para outra, mas o procedimento já está na Secretaria de Meio Ambiente, tem a planta do atracadouro para ser executada e ser aprovada pelos órgãos ambientais. Já está em um processo mais acelerado e eu vou fazer questão de acompanhar esse processo para que as coisas não demorem muito porque a gente está precisando que venha o turista de qualidade para Guarapari e o cruzeiro traz esse tipo de turista”, finalizou.